Imagem: pexels
Como é importante a auto-estima para as crianças, sua vida emocional está em formação e esse período da infância é um período de plantio. Plantamos para colher no futuro, plantamos amor, respeito e carinho para podermos colher bons frutos desse investimento no futuro.
A colheita que me refiro não é só pensando nos pais, mas em todos os relacionamentos do adulto que se tornará, em sua vida profissional e emocional, nós bem sabemos por tantos estudos que as experiências que a criança vive nos seus primeiros anos de vida, permeiam sua trajetória, boas experiências geram bons resultados, más experiências podem gerar traumas profundos, fazendo com que a criança e depois posteriormente o adulto tenha muitos problemas em muitas áreas da vida.
Ou seja, uma coisa está ligada diretamente a outra. Então não podemos ser omissos e displicentes em achar que a criança só precisa de roupa limpa e barriga cheia. Isso seria subestimar o que uma criança é em sua totalidade, um ser que necessita de amor, carinho, atenção, respeito, limites, palavras de afeto, tempo de qualidade, uma boa dose de brincadeiras, e quanto mais próximos estivermos do coração da criança, mais sólido será nosso relacionamento com ela por toda a vida. A construção começa cedo…
Podemos fazer nossa parte como pais, tendo atenção em como tratamos nossos filhos, na correria do dia a dia é muito fácil pularmos as regras de respeito e impormos nossas vontades sem respeito e nem altruísmo, machucamos com palavras de efeito ameaçador, destruímos a confiança das crianças em nós, pelo simples fato de que palavras machucam tanto quanto atitudes equivocadas.
Nossas palavras podem animar, encorajar, ajudar, e também podem ferir, destruir, machucar, por isso devemos usar nossas palavras com muita sabedoria, principalmente se tratando de crianças, que são seres frágeis, absorventes, indefesos, sujeitos ao nosso cuidado.
Sei que muitas vezes temos vícios de linguajar, ou seja, falaram assim com nós, então tendemos a repetir as mesmas palavras, as mesmas falhas, mesmo sabendo que essas palavras nos feriram outrora, foi o que aprendemos e julgamos que nossos filhos devem ser tratados da mesma forma, por favor vamos quebrar o ciclo!
Aproveite e confira:
Só porque fui tratada assim, não significa que devo tratar da mesma forma, exatamente ao contrário,
se essas palavras e atitudes me machucaram, não devo agir da mesma forma, nem usar as mesmas palavras inimigas, precisamos quebrar esse ciclo vicioso, lançar mão do que vivemos, das nossas más experiências e decidir oferecer aos nossos filhos algo novo, palavras e atitudes que façam a diferença de forma positiva na vida deles, e se eles decidirem repetir é porque deu certo.Devemos encorajar nossas crianças, para que juntamente com nós vençam seus medos, incentivando-os, animando-os, mas de forma que eles saibam que mesmo que falhem, fracassem, percam (que certamente isso acontecerá) estaremos do lado deles, quando eles fracassarem, não serão abandonados pelo caminho, nem humilhados por nós, nem sequer verão em nós o olhar do desapontamento.
Mas nossos olhos devem sempre transmitir amor e aceitação. O mundo será cruel com eles, porque ele é cruel com todos nós, e quando esses dias chegarem, eles precisam ter em nós o porto seguro, o refúgio para eles se abrigarem das intempéries da vida, a segurança que um lar bem firmado é capaz de fornecer.
A verdade precisa permear nossos relacionamentos com nossas crianças, eles precisam saber que podem confiar em nós, que somos verdadeiros em nossos posicionamentos, palavras, atitudes, sempre dizendo a verdade em amor para eles, mesmo quando estiverem errados, precisamos ser os primeiros a apontar o caminho certo, de forma mansa e amorosa, produzindo assim frutos dignos.
Devemos evitar as comparações com outras crianças ou entre os irmãos, respeitando e entendendo que cada criança é única e tem seu tempo para desenvolver suas habilidades, ou seja, não é necessário diminuí-la, compará-la, basta compreender que cada pessoa é uma pessoa e pronto.
A auto-estima promove a confiança, e a confiança faz com que a criança se desenvolva com segurança e entusiamo.
O choro é a principal forma de comunicação do bebê recém-nascido. No entanto, para os…
Um bebê arco-íris é aquele que nasce após a perda de um filho anterior, seja…
A leitura é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento infantil e juvenil. Estimular…
A desparasitação, ou o tratamento para eliminar vermes e parasitas do organismo, é um cuidado…
A amamentação é um momento especial entre mãe e bebê, mas o início pode ser…
O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril e tem um…