Imagem: A revista da mulher
Vamos falar sobre os incômodos da gravidez? O corpo da mulher muda muito com a gestação, tanto anatomicamente quanto fisiológicamente, nem sempre estamos cientes dessas mudanças por isso quando elas surgem nos sentimos despreparadas, se perguntando se é normal ou não é normal…tá aí uma pergunta frequente entre grávidas e sua rede de apoio (familiares, amigos, médicos, etc.) ISSO É NORMAL OU NÃO É NORMAL?
Afinal o que é normal sentirmos em uma gestação além do amor e afeto envolvido entre a mãe e seu bebê?! Incômodos existem, infelizmente para a maioria das grávidas (se você é aquela 0,001% que não sente nada durante a gestação, você se deu bem garota!) porque para nós “a maioria”, os incômodos são reais, bem reais diga-se de passagem.
Geralmente ela começa a aparecer a partir do segundo trimestre da gestação, pois o bebê está crescendo e entre uma espremida aqui e uma espremida ali, ele vai pressionando o estômago que acaba reduzindo a sua capacidade de manter os ácidos em seu interior, favorecendo o refluxo gastroesofágico e consequentemente a queimação típica da azia.
Cólicas LEVES no início da gestação são normais, pois o útero está expandido e no fim da gestação também, como resultado dos movimentos e pressão do bebê dentro da barriga da mãe. Mas cuidado, cólicas também podem ser o indicativo de outras situações mais graves como:
Por isso é importante sempre estar atenta e informar seu médico sobre a ocorrência delas.
Aproveite e confira:
Outro incômodo SUPER comum na gestação é a prisão de ventre. Ela não prejudica o bebê, mas infelizmente causa cólicas e desconfortos nas gestantes. Ela surge na gestação (para quem não sofria deste mal) ou se intesifica para quem já tinha dificuldades intestinais anteriormente, pois os hormônios envolvidos na gestação deixam o trânsito intestinal mais lento e também devido ao aumento do útero, que acaba pressionando o intestino.
Os sintomas mais comuns da prisão de ventre:
E o cansaço minha gente, como fica?! Geralmente o primeiro e o terceiro trimestre são os que o cansaço mais se intensifica. No primeiro trimestre, devido a formação do embrião há um gasto extra de energia da gestante, além de que o organismo produz mais sangue para levar os nutrientes necessários ao bebê, para isso o coração precisa bombear sangue mais rápido e consequentemente o corpo acaba ficando mais cansado. Além do aumentos dos níveis de hormônios, como a progesterona, envolvida na gestação que podem ocasionar cansaço, irritação, etc.
Geralmente no segundo trimestre o cansaço, dá uma trégua por isso há até uma máxima entre mamães mais experientes e gestantes, aproveite o SEGUNDO TRIMESTRE!!! Ele é geralmente o trimestre que que as grávidas se sentem mais dispostas, pois já passaram os incômodos do primeiro trimestre como náuseas, vômitos, e a barriga ainda não está tão grande para você se sentir muito cansada e desconfortável como no terceiro trimestre.
Por isso no terceiro trimestre, o cansaço retoma devido ao tamanho da barriga e ao peso do bebê. É comum haver episódios de insônia pois quanto mais perto do fim da gestação mais difícil é achar uma posição confortável para dormir. Geralmente nesse período surgem dores nas costas por conta do sobrepeso, e tudo isso acaba acarretando o cansaço da finaleira da gestação.
Lembrando que você deve sempre procurar ajuda de um profissional, toda gestante tem o direito de ter um acompanhamento médico mensal, conhecido como pré-natal, lá todas as suas dúvidas devem ser colocadas ao profissional da saúde que irá lhe auxiliar no que será melhor ou não para você e seu bebê. Nenhuma dica nesse post (e em nenhum outro) substitui a orientação do seu médico.
A leitura é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento infantil e juvenil. Estimular…
A desparasitação, ou o tratamento para eliminar vermes e parasitas do organismo, é um cuidado…
A amamentação é um momento especial entre mãe e bebê, mas o início pode ser…
O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril e tem um…
A leitura de histórias infantis é uma experiência mágica que nutre a imaginação, promove o…
As férias escolares são momentos aguardados por muitas famílias. Para as crianças, é uma pausa…