A retirada da fralda é um desafio dos pais de crianças entre 2 e 3 anos, e como o verão está chegando muitos pais estão se preparando fazer o desfralde dos filhos.
A terapeuta ocupacional Syomara Smidiziuk, do Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE), ensina um processo para dar mais segurança às famílias na hora de fazer o desfralde.
Manifesta controle corporal, como pular com os dois pés? Avisa quando a fralda está suja? Para fazer o desfralde, é preciso deixar de tratá-la como um bebê. Ela ainda toma mamadeira, dorme no berço e toma banho de banheira, por exemplo? Quem sabe é hora de mudar os hábitos.
Se a criança ficar usando um pouco a fralda e tirar um pouco, ela não aprenderá a segurar e pedir para ir ao banheiro. Uma dica é observar os horários em que a criança faz as necessidades e antecipar a ida ao banheiro.
No máximo deixe esperando cinco minutos. Se necessário, faça massagem na barriga para ajudar.
Existem vários banquinhos plásticos que você pode colocar na frente do vaso para ajudar. Ela vai se sentir mais segura.
Podem ir fazendo estrelinhas em um painel para cada vez que seu filho for ao banheiro certinho e no final de tantos dias indo ao banheiro ele pode ganhar algum presente como recompensa
É bom para a criança não se confundir com usar um pouco a fralda e não usar. Mas se você achar melhor pode tirar só a do dia e pode esperar até que a fralda amanheça seca por vários dias para assim retirar a fralda da noite.
“Não use o banheiro como uma brincadeira; não pergunte se ela quer ir, apenas conduza”, sugere Syomara.
Ela enfatiza a importância da persistência, lembrando que os escapes são normais e parte do processo do desfralde.
“O prêmio é a independência e maior conforto para a família toda”, afirma.
O Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE) também tem realizado com sucesso o desfralde de crianças e adolescentes com essas dificuldades.
“Nos casos de dificuldade de comunicação, use gestos, sinais ou fotos”, ensina Syomara.
É importante ter certeza que não existe uma explicação médica para a dificuldade na retirada das fraldas, como o comprometimento da bexiga.
“Toda criança é capaz de sair das fraldas, desde que não haja uma patologia urológica”, assegura Syomara
Além da independência proporcionada à criança ou ao adolescente, a retirada das fraldas previne casos de infecção urinária, mau cheiro e o desconforto.
Outra vantagem é a menor quantidade de laxante necessário para o bom funcionamento do organismo.
“Em geral, o processo tem muito mais a ver com a organização familiar do que com um mau funcionamento do corpo”, explica a terapeuta.
As famílias que necessitarem de ajuda profissional para fazer a retirada das fraldas podem contar com o auxílio da terapia ocupacional nessa importante transição.
Outra dica é usar jogos e aplicativos para a família que ensinam a ir ao banheiro, como “Pepi Play” e “Potty Training”, além de livros infantis e vídeos.
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…