E as férias estão chegando, e a garotada tá cheia de energia para gastar, aliás crianças tem energia de sobra e um pouquinho que descansam já se recuperam em 1000%, enquanto nós, pais, não acompanhamos nem um terço dessa energia toda. O lance então é se organizar e canalizar o gasto de energia dessa galera em atividades que contribuam para o bem-estar de toda a família. Bóra bolar muitas atividades de férias juntos, para se divertir bastante e ter muitas memórias familiares para compartilhar na volta das férias.
Ta aí uma atividade simples, barata e que rende muitos momentos alegres juntos. Fazer bolhas de sabão é muito divertido, tem quem goste de fazer, tem quem goste de estourar, tem quem goste de correr atrás delas, vamos dar um upgrade na brincadeira e fazer uma bolha de sabão tamanho gigante.
Como se faz: misture 300 ml de água e 100 ml de xarope de milho em um recipiente e mexa bastante. Quando a mistura estiver homogênea, adicione 200ml de detergente e deixe descansar por uns dois dias. Esse tempo é importante! Para bolhas bem grandes, amarre dois barbantes em um par de palitinhos de churrasco sem ponta, do jeito que ele fique com um buraco no meio. Quando mais espaço de barbante você deixar entre os pauzinhos, maior serão as bolhas. E aproveitem a brincadeira!
Verão e férias combinam com muitas brincadeiras com água, e uma clássica é a guerra de bexiguinhas, encher bexigas com água, colocar dentro de um balde e distribuir a munição para a galera fazer a fuzarca. Cuidado só com os lugares que tenham pisos escorregadios para evitar acidentes.
Que criança não ama uma caça ao tesouro, ainda mais quando tem um tesouro de verdade em jogo (vale chocolate, sorvete, picolés, brinquedos, um jogo novo, etc.) o importante é ter uma “recompensa” que dê motivação para a brincadeira. Faça mapas e distribua entre os participantes, que irão precisar passar por todos os locais descritos no mapa e juntando pistas chegar ao local do tesouro. Para crianças pequenas, faça apenas um desenho com o caminho a percorrer para chegar ao tesouro.
Massinha é outra brincadeira clássica, ela estimula a concentração, a criatividade, a motricidade, traz muitos benefícios para a criança, então vamos usar e abusar dessa brincadeira, para lá de legal e não precisa se preocupar em gastar muito não, tão divertido quanto brincar com a massinha é poder fazer sua própria massinha de modelar, inventando muitas cores diferentes, vamos ver como se faz:
Em um recipiente grande, misture 4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de sal, 1 e ½ xícara de água e 1 colher de chá de óleo. Misture bem até ficar uma massa homogênea depois amasse a massa até ela ficar boa para modelar. Para dar cor à massinha, use corante de alimentos e vá pingando algumas gotas e mexendo, até obter a cor desejada. Para armazenar, guarde em saco plástico ou vidro bem tampado.
Aproveite e confira:
Que tal fazer um projeto novo em família. Crianças amam participar de tudo, então a ideia de plantarem seus próprios temperos, legumes e verduras e depois poderem colher e comer seus próprios cultivos é muito animador. Mesmo para quem mora em apartamento, existem muitas ideias bacanas de jardins suspensos, ou plante alguns temperos ao invés de um pé de alface, a questão aqui não é o tamanho, nem a quantidade mas a qualidade de tempo investido em algo útil que requer compromisso e aprendizado.
Seja no chão da sala, no pátio da casa ou em um parque da cidade, picnic tem sabor de infância. Então aproveitem o tempo juntos para fazerem várias guloseimas e pratinhos gostosos, e depois convidem os amigos e/ou familiares e aproveitem o tempo juntos.
Bóra gastar energia com essa brincadeira! Monte um circuito no pátio de casa, na sala do seu apartamento, com muitos desafios, como: pular uma corda, se arrastar por baixo de um túnel de cadeiras, pular almofadas, passar por dentro de bambolês, subir uma escada baixa, andar por cima de uma linha reta, etc. Quanto mais obstáculos mais divertido fica a brincadeira.
Na época de férias escolares, muitas cidades promovem programações especiais de férias para as crianças, então fique antenado na programação da sua cidade nesse período. Vocês podem descobrir parque novos, conhecer museus, ver peças de teatro, e diversas outras programações culturais nesse período.
Fugindo da rotina! Acampar é muito legal, e acho que toda a criança deveria viver essa experiência um dia, então que tal aproveitar as férias para por em prática essa idéia?! Se não rola acampar de verdade, que tal fazer um acampamento no meio do sala? Ou no pátio de casa? Monte uma barraca, prepare comida para comer dentro dela, leve lanternas para contar histórias e rirem bastante. A aventura dará um gostinho especial para a brincadeira.
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…
Escolher os brinquedos educativos certos pode ser uma tarefa complexa para pais que querem promover…