Hoje tem super post da Débora Munhoz Barboni, mãe de Ana Beatriz, 7 anos, e professora de musicalização infantil.
—————————————
Somos seres musicais. Já nascemos estimulados pelos sons, pela linguagem musical, pois desde o quinto mês de vida intra-uterina, o feto já está apto para receber informações através da audição. Essa é uma das razões na qual as crianças desde bebezinhas demonstram interesse por sons e por música.
Como pais, podemos facilitar experiências que favoreçam uma estimulação adequada aos nossos filhos através da música. Todos nós trazemos conosco uma cultura musical que aprendemos na nossa infância e que podemos resgatar para utilizar com nossas crianças.
É importante saber que a criança descobre o mundo através dos estímulos sensoriais (tato, paladar, audição, visão). Podemos refletir então, sobre que tipo de música e propostas podemos utilizar que irão favorecer o estímulo dos sentidos sensoriais.
Através das brincadeiras musicais, podemos proporcionar propostas divertidas e que auxiliarão a criança em seu processo de amadurecimento afetivo, social e cognitivo.
A canção/ finger play “Pom pom pom” é uma brincadeira de mão que é uma história cantada que trabalha a coordenação motora e apresenta elementos surpresa (Dona Mariquinha), auxiliando no desenvolvimento da percepção auditiva, socialização, atenção e concentração. Além da personagem principal da música, você pode incluir o nome da criança na qual você está interagindo, fotos de familiares para a criança reconhecer, instrumentos musicais (ex.chocalho), animais (tema que toda criança se interessa e ainda podemos trabalhar com o som de cada bichinho).
Seguem mais dicas para se trabalhar música com seu filho em casa:
- A atividade é interessante principalmente para crianças de 0 a 6 anos. O movimento de mão proposto é difícil para crianças abaixo de 3 anos, portanto deixe a criança gesticular com as mãozinhas sem cobrar “precisão”. Com a repetição, os movimentos são aprimorados.
- Olhe nos olhos da criança enquanto estiver brincando e demonstre estar feliz por estar com ela, dedicando este tempo de qualidade.
- É uma brincadeira que pode ser feita com muitas crianças. Outra estratégia, é utilizar a brincadeira para iniciar uma história por exemplo, apresentando os personagens.
- Crianças demonstram interesse por atividades onde o adulto canta seu nome. Ao invés de cantar “Dona Mariquinha”, substitua pelo nome da criança.
Brincar com a música em casa com seu filho, pode trazer boas recordações e momentos muito divertidos. Quer aprender mais brincadeiras musicais? Curta a página Cantinho da Música no Facebook e também o canal no YouTube.