A gravidez é um período fantástico para as mulheres e seus parceiros. A expectativa da chegada de um novo membro da família pode ser excitante e a vontade de fazer tudo certo pode acabar desvirtuando a beleza da gravidez para uma fantasia descabida. Nesse momento é que os mitos da gravidez surgem e isso se deve muito ao fato do desconhecimento, principalmente das gestantes de primeira viagem.
É importante conhecer o próprio corpo, aprender mais cientificamente sobre a gravidez e tirar todas as dúvidas com o médico que está fazendo o pré-natal. A maioria desses mitos não são comprovados cientificamente e a prática de algumas ações relacionadas a eles pode até causar complicações durante a gestação. É bom estar sempre atento e por isso apresentamos aqui uma série de mitos que são apenas mitos, nada de real há neles.
As gestantes devem se alimentar por dois
Quem nunca ouviu uma grávida falar que está comendo muito porque está se alimentando por dois (ou três, quatro…)? É comum que muitas gestantes façam isso e acabem se descuidando com a alimentação. Essa afirmação é uma verdade correndo em linhas tortas. De fato, o que a gestante ingere é transformado em nutrientes para o feto, e justamente por isso exageros alimentares e o álcool fazem mal ao bebê.
A má alimentação e em grandes quantidades pode prejudicar a gestante e está pode acabar tento pressão alta ou diabetes gestacional. Ambos afetam negativamente o bebê e por isso é necessário se alimentar bem e não muito.
Chocolate ajuda a ver o sexo do bebê
Comer chocolate é muito bom e prazeroso, se moderadamente. Porém, não há nenhum estudo científico que diga que a ingestão de chocolate ajuda a ver o sexo do bebê na hora da ultrassonografia.
É certo que ao ingerir glicose, a energia do corpo aumenta. Grávidas que comem alimentos com açúcar geram energia para ela e para o feto. Este se movimentará mais no útero o que pode possibilitar na visão do sexo ou não.
Teste de gravidez é 100% correto
Todo mundo, homens e mulheres, já devem saber que o teste de gravidez que é vendido em farmácia não traz toda a garantia necessária. Essa garantia funciona tanto para quem fez o teste e deu negativo, quanto para quem fez o teste e deu positivo. É preciso ter calma antes de espalhar a notícia da gravidez, consulte sempre um médico antes para ter certeza.
Sexo pode prejudicar o bebê
Um mito que impede um dos maiores prazeres da vida. O sexo só é vetado pelo médico caso ele ateste que há algum problema gestacional, como descolamento da placenta. Do contrário o sexo por ser mantido quase que normalmente. É preciso tomar certos cuidados e praticar em posições que não sejam desconfortáveis para a gestante e seu bebê.
Há até benefícios no sexo, este que pode relaxar a grávida com os problemas e unir o casal em um elo mais forte. Faz bem ao psicológico, já que as mulheres podem se sentir pouco desejadas graças ao desnível emocional.