Entender o processo da amamentação com antecedência, e até saber quais são os problemas mais comuns, é fundamental para que a mulher não seja pega de surpresa por eventuais dificuldades na hora de dar o peito àquele recém-nascido tão pequenininho.
O corpo prepara por conta própria os seios para a amamentação, por isso você precisa apenas preparar o espírito.
Mesmo assim, esteja informada sobre as dificuldades que podem surgir, sem ficar apavorada, sempre se planejando com toda a ajuda possível enquanto estiver na maternidade.
Não dá para garantir que você vai ter problemas para amamentar e nem que vai ser fácil.
Isso varia de mulher para mulher, para a grande maioria o começo da amamentação não é fácil, é um momento de aprendizado para a mãe e para o bebê.
Mas você sabia que existem produtos que podem te ajudar a deixar a amamentação mais agradável e tranquila?
Selecionamos alguns abaixo que podem ser usados por você neste momento tão intimo entre mãe e filho:
Almofada de amamentação
Almofada de amamentação. Foto: Euro BabyAs almofadas para amamentação são grandes aliadas para que a hora de alimentar seu bebê seja confortável e ainda mais prazerosa.
O uso das almofadas para amamentação pode ser iniciado desde a gravidez, onde a mãe pode utilizá-la na hora de dormir, encontrando uma posição mais confortável e diminuindo suas dores no pescoço, ombros e braços.
Depois que o bebê nasce, as almofadas ajudam a mãe a apoiar o bebê na posição adequada e evitar que ele tenha problemas ao engolir, diminuindo o risco de desenvolver refluxo gástrico.
Evita também dores nos braços e nas costas causadas pelo peso da criança e a espessura da almofada ainda posiciona seu baby a altura certa ao mamilo, facilitando a sucção e causando menos dor às mamães lactantes.
Já para quem teve parto com cesária, a almofada de amamentação reduz a pressão sobre o abdômen.
Concha de amamentação
Concha de amamentação. Foto: Orto CuritibaA Concha de Amamentação são aparelhos utilizados por baixo do sutiã, geralmente de plástico e servem para corrigir um mamilo invertido ou um mamilo plano, de modo a facilitar a pega do bebê e a amamentação.
Além disso serve para coletar o leite que fica vazando do seu peito e protege os bicos rachados para não grudarem na sua roupa machucando ainda mais.
Há diversos tipos e marcas de concha de amamentação, e por isso, antes de comprar uma delas, você deve observar alguns detalhes importantes, como a sua estrutura.
Os tipos mais comuns são:
- Base rígida – melhor para correção de bico.
- Base flexível – melhor para coletar leite e proteger seios rachados.
- Orifício Grande – se o orifício é muito grande, não corrige o bico, apenas protege a mama e coleta leite.
- Orifício pequeno – quando o orifício é muito pequeno, pode ferir e machucar.
Absorvente de seio
O Absorvente para Seios ajuda a evitar vazamentos e manchas na roupa, além de manter a região limpa e seca, permitindo que a pele delicada dos seios respire.
Esse produto contém ultra gel para uma maior absorção e canais inteligentes que distribuem o fluxo do leite de maneira uniforme e evita o acúmulo do líquido no centro. Possui um prático adesivo de fixação para perfeita aderência ao sutiã.
Utilizar o Absorvente para Seios é bem simples, mas aqui estão algumas dicas que ajudarão a aproveitar ainda mais o produto.
- Não se esqueça de secar bem os seios após cada lavagem, pois a umidade pode provocar rachaduras;
- Remova a proteção do adesivo de fixação;
- Posicione o absorvente entre o seio e o sutiã;
- Troque o absorvente a cada mamada ou sempre que sentir necessidade;
- Não reutilize o produto, descartando-o após o uso.
Um ponto contra os absorventes para seios: se você estiver com o seio machucado (principalmente nos primeiros dias de amamentação) usar o absorvente pode piorar, pois como é tecido ele vai grudar no seu seio e a cada vez que for desgrudar vai machucar mais.
Roupa amamentação
Atualmente é possível encontrar marcas de gestantes que desenvolvem modelos próprios para a fase da amamentação, com aberturas estratégicas e sobreposições que facilitam a vida das mamães.
Na hora de comprar qualquer peça, a dica é escolher tecidos macios, que contêm um bom toque na pele, como o algodão e a malha, e que não tenham fechos que machucam e incomodam.
Outra dica é investir em fibras naturais, pois elas respiram melhor e não dão alergias.
Mas qual o estilo de roupa para amamentação você deve escolher?
Bem, hoje o mercado entendeu que a mães precisam de uma roupa especial após o nascimento do seu filho, e por isso é bem fácil encontrar modelos e lojas especializadas com estilo que vai ajudar na hora de amamentar o bebê.
O destaque das peças ficam por conta das:
- Blusas transpassadas
- Vestidos transpassados
- Peças com camadas
Com o uso dessas roupas para amamentação, o momento entre mãe e filho ficará mais tranquilo e suave, sem a necessidade de a mulher se despir na rua, em alguns casos se sentindo constrangida ou coagida por qualquer situação.