Tá aí um “brinquedo” que nunca sai de moda, de muitas texturas e cores diferentes, a massinha de modelar está sempre em alta. Que criança não ama, esticar, apertar, amassar e misturar uma bola de massinha colorida?! Ela é usada para estimular a coordenação motora, criatividade, concentração e imaginação da criança e também como opção de relaxamento, o brincar livre.
Há quem seja avesso à brincadeira por conta da sujeira ou com medo dos pequenos colocarem na boca e acabarem engolindo pedaços de massinha. Para os medos com a sujeira, vale lembrar que se sujar faz parte da infância e é extremamente benéfico para o desenvolvimento da criança. Já para os medos da criança ingerir a massinha, existem receitas caseiras que utilizam como principais ingredientes: farinha de trigo, sal e corante alimentício, geralmente indicado para os menorzinhos (abaixo de 3 anos).
A massinha de modelar é um recurso com custo baixo e extremamente benéfico para as crianças, alguns dos seus principais benefícios são:
- Desenvolve a coordenação motora;
- Trabalha a concentração;
- Exercita os músculos;
- Estimula a criatividade e a imaginação;
- Relaxa e tranquiliza.
Aquele dia em que as crianças estão inquietas e agitadas, a massinha de modelar é uma ótima ferramenta para ajudar os pequenos a relaxarem e se concentrarem inventando, construindo, aprendendo, e exercitando suas mãozinhas e dedinhos.
Aproveite e confira:
- como fazer massinha de modelar caseira
- brinquedos educativos para crianças a partir de 4 anos
- receitas de amoeba
Algumas ideias bacanas para brincar de massinha de modelar com as crianças:
1- Fazer bichinhos: como animais da fazenda, da selva, aquáticos, um polvo e seus oito tentáculos, uma joaninha e suas pintinhas, uma centopéia e suas inúmeras patinhas, a metamorfose de uma lagarta em borboleta…uma infinidade de possibilidades.
2- Brincar livre: inventando histórias, criando personagens, ou recriando os de desenhos animados e filmes.
3- Para expressar sentimentos: fazendo carinhas divertidas, e permitindo a criança poder expressar de forma lúdica seus sentimentos, como raiva, tristeza, alegria, espanto…
4- Alfabeto: de uma forma divertida as crianças em fase de alfabetização vão amar fazer as letras do alfabeto, ou escrever seu nome e de seus amigos e familiares usando massinha de modelar.
5- Recurso matemático: a massinha de modelar pode ser usada na construção matemática da criança, por exemplo, contar bolachinhas de massinha, ou fazer frutinhas e colocar na árvore de acordo com o número indicado, etc…
5- Fazer comidinhas: quem não curte fazer um belo spaghetti de massinha de modelar, ou uma pizza de calabresa, ou ainda muitos doces, bolinhos e bolachinhas …as crianças amam, com a imaginação podemos criar uma rede de fast food em casa…kkk..
6- Brincar de texturas: botões, plumas, contas, miçangas, canudos, flores, folhas podem ser prensados ou misturados na massinha permitindo a criança explorar as diferentes texturas de uma forma sensorial.
7- Pegadas: Acho que um dinossauro passou por aqui, mas qual será? Basta analizar sua pegada! Fazer várias pegadas na massinha e deixar que os pequenos descubram qual bicho que fez aquela pegada.
8- Fósseis: utilizando animais de plástico ou borracha, você pode pressioná-los contra um pedaço de massinha circular e obter um fóssil. A criança pode brincar de arqueólogo e tentar descobrir que animal é corresponde ao fóssil encontrado.
9 – Cabeleireiro: Que tal fazer vários penteados diferentes?! Liso, crespo, loiro ou moreno, diversos tipos de cabelos podem ser inventados com muita imaginação. E com o auxilio de uma tesoura (sem ponta) podemos brincar de cortar os cabelos de nossos clientes..kk…as crianças vão amar essa parte!
10- Brincar de dentista: Criar uma boca de massinha ou imprimir uma de papel e depois colocar os dentinhos de massinha de modelar…dá para criar dentinhos saudáveis e outros com cárie (manchinhas) , brincar de extrair dentes… ensinando noções de higiene no brincar.
11 – Criar dinossauros: Eles não existem mais, mas nem por isso perderam seu espaço no universo infantil, recriar esses animais fascinantes rende uma tarde de brincadeiras e aprendizado.
12- Misturar as cores: na real ninguém curte muito que as crianças misturem as massinhas de modelar, porque no final ela vira uma grande bola marrom..kkkk…mas de forma dirigida dá para aproveitar essa brincadeira e trabalhar com eles as cores primárias e secundárias e suas misturas. Como misturar o amarelo e o azul e perceber que irá surgir o verde, elas vão ficar fascinadas pelas novas descobertas.
13- Criar um universo: Recriar nosso sistema solar, pode render muito aprendizado e divertimento, fazer planetas, estrelas, cometas, meteoros…
14- Habitats: criar uma selva, com suas inúmeras árvores, ou um deserto e seus oásis, a grama ralinha de uma fazenda, ou um fundo do mar azulzinho repleto de seres marinhos.
15- Construir uma cidade: bancando o engenheiro e começar as construções; criar prédios, arranhas-céus, pontes, estradas, viadutos, casas, sobrados…
16- Fazer um vaso de flores: Fazer flores coloridas e depois fixá-las em palitos de picolé ou espetinhos de churrasco e colocá-las e um pote, ou um vasinho para enfeitar.
17- Senhor cabeça de batata: mais um brinquedo clássico da infância, recriar o senhor de batata e sua família com massinha, brincando de criar os acessórios e partes do corpo como boca, nariz, olho, etc..é muito divertido.
Lembrando que o recomendado é que haja sempre a presença de um responsável durante a brincadeira.