Coloridos, quadriculados, brilhantes e com desenhos…há diversas opções de tênis infantis disponíveis. Mas a escolha não deve ser feita apenas com base na aparência. Os pais precisam analisar outros aspectos desse calçado para proporcionar conforto para as crianças.
Confira algumas dicas! Saiba como escolher o tênis infantil corretamente:
Primeiros meses
Nos primeiros meses de vida, o pé ainda tem muita cartilagem. Por esse motivo, os tênis muito rígidos podem causar incômodo. Nessa fase, é preferível escolher um calçado mais parecido com meia, apenas para esquentar e proteger essa parte do corpo.
Flexível e resistente
Depois dessa etapa, quando a criança já anda, a família pode escolher um modelo tradicional. O ideal é que o tênis seja flexível e resistente para que o pequeno possa brincar à vontade com bastante conforto. Os modelos de borracha grossa não são indicados, assim como os de solado muito fino.
As melhores opções são os calçados acolchoados e que oferecem amortecimento. Como as crianças correm e pulam com frequência, o tênis precisa oferecer suporte para esses movimentos. Caso não haja isso, a longo prazo os joelhos e a coluna podem ser prejudicados.
Número maior
Outra dica que muitos pais já seguem é a de comprar tênis um número maior do que a criança usa. Os pés dos pequenos crescem rapidamente e em menos de três meses o calçado já pode apertar. Para evitar desconforto e garantir que o calçado dure mais, é preferível optar por um sapato um pouco mais largo. Mas atenção: o calçado não deve ficar muito largo na pé da criança, pois pode ocasionar em quedas. O recomendável é que tenha um espaço entre 1 a 2 cm livres em relação ao dedão do pé.
Aproveite e confira:
- Tamanho EUA x Tamanho Brasil para calçados de bebês
- 5 coisas que não podem faltar nas férias das crianças? (de protetor a dicas de lanches)
- Festa Infantil: Dicas para escolher a roupa da mãe do aniversariante
Calcanhar
Na hora de comprar, também é importante que os pais fiquem atento ao calcanhar. Essa deve ser protegida por uma parte resistente, principalmente se a criança tiver até cinco anos. Assim, os pais ficarão melhor estabilizados sem prejudicar o desenvolvimento motor.
Salto
Na tentativa de imitar as adultas, as meninas gostam de subir no salto alto. Já existem inclusive modelos de sapatos e tênis infantil feminino mais altos para as crianças. Especialistas, no entanto, desaconselham as famílias a optar por esses modelos.
Os calçados altos podem prejudicar a coluna e ainda aumentar as chances de surgimento de joanetes. Além do mais, as crianças costumam cair com mais frequência e com esse tipo de sapato os riscos crescem muito mais. Então, os sapatos e tênis infantil feminino com saltinhos devem ser restritos no máximo para ocasiões especiais.
Arejado
Por se tratar de um calçado para todos os tipos de atividades, desde passeios até esportes, é imprescindível que o tênis seja arejado e respirável. Assim, mesmo depois de brincar muito, os pés da criança não estarão tão suados. Os modelos mais leves também ajudam a evitar a proliferação de fungos.