As Hemorróidas na gestação são muito mais comuns do que gostaríamos que elas fossem. Elas causam dores e desconfortos, mas a boa notícia é que elas podem ser tratadas e prevenidas.
Mas afinal, o que são hemorróidas?
As hemorróidas são varizes que se desenvolvem na região anal. Normalmente possuem variação de tamanho de uma ervilha ao de uma uva, e podem estar dentro do reto ou aparecer através do ânus. Causam um desconforto no local, coceira e sangramento ao evacuar. Esse são os principais sinais dessa condição. Apesar de extremamente desconfortável, o surgimento das hemorróidas na gravidez não é algo grave, mas é preciso cuidado e acompanhamento médico para promover o bem estar e a saúde da gestante.
Por que as hemorróidas surgem na gravidez?
Elas podem surgir por diversos motivos, por condição genética, ou seja, algumas mulheres já tem predisposição para ter varizes, principalmente as que tem pele clara e já apresentam problemas de circulação sanguínea. Por questões fisiológicas pois durante a gestação o corpo da mulher está passando por uma série de mudanças, e uma delas é que o fluxo sanguíneo aumenta no corpo da gestante e esse aumento acarreta na dilatação das veias da região anal, que ficam inchadas ocasionando as hemorróidas.
Na gestação também ocorre a expansão do útero comprimindo os vasos sanguíneos da região pélvica que conduzem o sangue para o coração, que acabam por dificultar o fluxo venoso de retorno, favorecendo a dilatação dos vasos.
E elas também podem surgir por conta da prisão de ventre que também é muito comum na gestação, pois há um aumento da produção de progesterona (hormônio que garante a manutenção da gestação) esse hormônio relaxa a musculatura do intestino que contribui para a prisão de ventre. Quando isso ocorre as fezes ressecam e a gestante tem muita dificuldade para evacuar o que leva ao surgimento das hemorróidas também.
As Hemorróidas surgem principalmente entre o segundo e o terceiro trimestre, aonde há o maior aumento do peso corporal da gestante por conta do crescimento do bebê.
Quais os principais sintomas das hemorróidas na gravidez?
Os desconfortos causados pelas hemorróidas normalmente começam com coceiras e dores na região anal. A presença de sangue nas fezes e no papel higiênico também são característicos da presença de hemorróidas. Vale lembrar que saliência no ânus também deve ser observada com atenção.
Como prevenir as hemorróidas ?
Apesar da maioria dos fatores que desencadeiam essa condição na gestação serem mudanças no corpo da gestante provenientes da própria gestação, é possível contribuir para a prevenção com algumas medidas:
- Ingerir muitos líquidos, dê preferência para água;
- Evite ficar muito tempo em uma mesma posição ( muito tempo sentada, ou muito tempo em pé);
- Mantenha uma dieta rica em fibras;
- Praticar exercícios físicos (com acompanhamento médico), porque melhora a circulação e o movimento peristáltico do intestino;
- Não force a evacuação;
- Evite alimentos muito condimentados;
- Faça exercícios para os músculos da região vaginal e pélvica, tensionando os músculos ao redor da vagina e do ânus, e prenda por 10 segundos antes de relaxar. Esse exercício aumenta a circulação na área do reto diminuindo as chances de desenvolver hemorróidas.
Aproveite e confira:
- Lista de enxoval para bebê
- Gravidez Semana a Semana
- Poltrona de amamentação – Como deve ser a poltrona ideal?
Como posso tratar a hemorróida na gravidez?
Normalmente o tratamento é muito tranquilo e não necessita de grandes intervenções.
- Tome banhos mornos de banheira, ou faça banhos de assento para aliviar coceiras e dores locais;
- Limpe bem a região anal com lenços umedecido ou sabonete neutro e água morna;
- Evite fazer a higienização com papel higiênico;
- Use uma almofada com abertura no centro quando for se sentar;
- Meias elásticas de compressão, melhoram a circulação sanguínea na região;
- Não permaneça muito tempo sentada principalmente no vaso sanitário;
- Evite deitar com a barriga para cima. deite-se de lado. Essa simples mudança diminui a pressão na região anal, aliviando as dores causadas pelas hemorróidas.
Existem pomadas analgésicas e anti-inflamatórias específicas para hemorróidas, mas devem ser utilizadas apenas com prescrição médica. Normalmente, elas desaparecem com o tratamento mas algumas vezes ela são mais difíceis de curar e podem permanecer até o parto. No entanto, mesmo que isso ocorra não é indicativo de cesárea, ou seja, as hemorróidas externas na gravidez não impedem o trabalho de parto normal.
Em situações críticas quando há o fechamento da vascularização (são raros os casos) será preciso a intervenção de um especialista (proctologista) e nestes casos há indicação de cirurgia.
As hemorróidas desaparecem após o parto?
Em geral, sim! Após os primeiros três meses é para o corpo estar voltado ao normal e a circulação também, e assim a dilatação dos vasos do ânus tende a diminuir.
Como fazer banho de assento?
O banho de assento é preparado com água quente e ele é um ótimo remédio caseiro para hemorróidas porque promove a vasodilatação e acalma os tecidos, contribuindo para o alívio da dor e do desconforto. Para que ele seja realizado de forma correta é importante cuidar a temperatura da água, não pode estar fria, deve ser morna para quente, tomando o cuidado de não queimar. Não é preciso colocar uma grande quantidade de água, somente o suficiente para que a água quente cubra a região genital. Depois do banho de assento deve-se secar muito bem a região com uma toalha macia ou secador de cabelo.
A bacia deve estar devidamente higienizada com água e sabão, e se desejar pode adicionar um pouco de álcool e secar com um papel toalha. As bacias grandes e banheiras de bebês são indicadas para esse tipo de banho de assento porque não gastam água desnecessária e são confortáveis e fáceis de colocar em baixo do chuveiro.
(Fonte de pesquisa: tua saúde)