Você já sofreu ou tem dúvidas sobre o aborto espontâneo? Certamente você conhece alguma mulher que já enfrentou o problema. Saiba um pouco mais sobre esse assunto.
O aborto espontâneo ou a Interrupção Involuntária da Gravidez (IIG) é um problema que acomete mulheres antes da 20ª semana de gestação. As causas mais comuns são más formações e anormalidades com o desenvolvimento do embrião, traumas na região abdominal, idade avançada e doenças da mãe.
Esse é um problema considerado comum, embora para a mãe do bebê possa ser traumático. Inclusive, mais comum do que se pensa, uma vez que há mulheres que só percebem a gravidez tardiamente. Um sangramento pode ser interpretado como início de uma menstruação ou irregularidade no ciclo, quando, na verdade, pode ser proveniente da perda de um bebê, um aborto espontâneo em uma gravidez ainda desconhecida.
Causas possíveis do aborto espontâneo
Problemas com uma nova gestação
Caso a mulher já tenha passado por um ou dois abortos espontâneos anteriores, são maiores as chances de uma nova perda. Se há problemas congênitos ou genéticos na família, também há um risco mais elevado.
Sintomas do aborto involuntário
Há como evitar o aborto?
De acordo com o seu caso, o seu médico irá orientá-la sobre como proceder, como fazer repouso, outros cuidados especiais ou procedimentos médicos que possam reduzir o risco.
O que fazer após sofrer a perda do embrião?
É possível que ainda haja vestígios do embrião no útero da gestante. Por isso, ela deve ser examinada e, em caso afirmativo, eles devem ser retirados, de forma a evitar infecções e outras complicações.
Esperamos que as informações sobre o aborto espontâneo tenham sido esclarecedoras para você. Se achou o conteúdo útil, compartilhe com outras mulheres.
Quer saber mais sobre a gestação? Confira aqui. Temos uma outra dica legal, para aprender a contar a gravidez em semanas.
O choro é a principal forma de comunicação do bebê recém-nascido. No entanto, para os…
Um bebê arco-íris é aquele que nasce após a perda de um filho anterior, seja…
A leitura é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento infantil e juvenil. Estimular…
A desparasitação, ou o tratamento para eliminar vermes e parasitas do organismo, é um cuidado…
A amamentação é um momento especial entre mãe e bebê, mas o início pode ser…
O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril e tem um…