Seu bebê está com o intestino preso e você não sabe o que fazer? Será que leva na pediatra, faz um remédio caseiro, muda a alimentação? Continue lendo esse post!
E quando a criança começa a fazer força para fazer cocô e não sai nada, começa a sentir dores, desconfortos abdominais, chorar quando quer fazer cocô, ou ficar vermelhinha fazendo força e depois começar a chorar?!
Todos esses são indícios que seu bebê está sofrendo de constipação intestinal ou como é conhecido popularmente: intestino preso!
É muito comum as crianças terem esse tipo de desconforto quando estão iniciando as papinhas ou as fórmulas infantis, ou ainda quando começam o processo de desfralde aonde elas tendem a reter as fezes.
Na grande maioria dos casos, é por questões alimentares e de hábitos, como a ingestão de poucas fibras e água que são os dois itens principais para se ter um intestino funcionando adequadamente.
Existem casos que podem ser por questões genéticas ou ainda por questões emocionais, neste caso quando a criança esta passando por alguma situação muito estressante, ela pode interiorizar o problema e acabar por conta disso ocasionando a constipação intestinal.
Aproveite e confira:
Algumas medidas podem ser tomadas para minimizar esse desconforto e auxiliar para que a criança possa se “ver livre” desse problema.
Exercícios e massagens na barriga: fazer exercícios como a “bicicletinha” ajudam a criança a fazer cocô, e a soltar puns que também causam bastante desconforto. Já a massagem é direcionada na barriguinha, pressionando dois ou três dedos abaixo do umbigo por aproximadamente uns três minutos.
Oferecer mais alimentos com fibras e aumentar a oferta de água para que o intestino possa voltar a funcionar melhor. Alguns alimentos que são ricos em fibras:
Apesar de ser uma dúvida recorrente entre as mães de crianças pequenas com prisão de ventre, esse questionamento tem que ser respondido pelo pediatra, que é a pessoa mais confiável para oferecer um diagnóstico preciso para cada criança especificamente.
Quando você deve deixar de considerar a situação como normal e pedir ajuda? Até o terceiro dia de constipação pode ser normal, passando disso procure a ajuda de um especialista, se uma criança chega a ficar até sete dias sem evacuar já é considerado um caso grave de prisão de ventre, por isso muita atenção.
Em relação aos supositórios, o estimulo do ânus nos casos de prisão de ventre é muito delicado, são medidas que precisam de orientação médica, pois pode machucar gravemente um bebê. Os supositórios a base de glicerina são os mais indicados, pois são os menos agressivos ao organismo infantil. Mas a recomendação segue que se deve procurar um médico para fazer a orientação e prescrição adequada.
Também temos a questão dos laxantes, geralmente eles apresentam compostos muito fortes em sua formulação, por isso devem ser evitados e em lugar optar pelos laxantes naturais. Mas os melhores laxantes como já mencionado são as fibras e a ingestão de água.
Tanto a laranja, como a linhaça são ricas em fibras e quando combinadas colocam em dia as funções intestinais do bebê. Faça um suco com duas laranjas-lima e acrescente uma colher pequena de linhaça.
Essa está entre as receitas favoritas das mamães para regular o intestino do bebê. Existem duas opções de preparo: ferver duas ameixas com uma pequena quantidade de água, após esfriar oferecer ao bebê; deixar duas ameixas de molho num copo d’água de um dia para o outro; ou bater uma ameixa no suco que irá oferecer.
Vai precisar de 500 g de mamão e 200 ml de laranja-lima. Lave bem o mamão, retire a casca e as sementes. Esprema as duas laranjas e leve os ingredientes ao fogo. Após ferver e cozinhar, amasse, espere esfriar e sirva gelado.
Separe 600 g de pera, 150 g de ameixa-preta sem caroço e 200 ml de água. Lave bem as frutas, retire a casca da pera e as sementes. Cozinhe com água, após ferver e aparentar uma pasta cremosa amasse o restante dos pedaços. Espere esfriar e sirva gelado.
Durante as refeições insira na papa habitual alimentos, como: quinoa, brócolis, cenoura, couve e opte por opções variadas de legumes e hortaliças, além de uma proteína magra, como o frango.
(Fonte das receitinhas: trocandofraldas.com.br)
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…