As vogais são fonemas naturais formados pela corrente de ar que passa livremente pela boca ou pelo nariz, vibrando as pregas vocais, e são representadas no nosso alfabeto pelas letras A,E,I,O,U. Fato interessante é que todas as palavras da nossa Língua Portuguesa possuem vogais, logo elas são consideradas núcleos das sílabas.
Primeiro passo para o ensino das vogais, é ter em mente que a criança precisa de uma rotina de exercícios, ela precisa de constância e repetição para atingir o objetivo, no caso o aprendizado das vogais. Na fase do maternal que vai dos 0 aos 3 anos de idade, a criança vive em um período sensível da linguagem, ela não deve ser forçada a aprender a ler, pois ela está absorvendo todos os sons ao redor e processando-os de forma a incorporar no seu vocabulário. Por isso nessa fase, é preciso utilizar o lúdico como forma do aprendizado, através de músicas, pareamento e muita leitura. Ela deve aprender brincando, de forma leve, sem cobranças e sem preenchimento de fichas.
Ao apresentar as vogais, procure:
Algumas formas de brincar, se divertir e aprender ao mesmo tempo:
A aprendizagem através das músicas é muito prazerosa, divertida e alegre. As músicas com rimas são ideais pois ajudam a criança na boa articulação e no falar claro e correto. Além de que a repetição fonológica própria das rimas favorece o desenvolvimento da consciência fonológica da criança que já há muitos estudos comprovam que é o ponto fundamental para aprender a ler e a escrever. É possível encontrar projetos específicos com livros áudios, ou desenhos com músicas que auxiliam no processo de memorização, e as canções em forma de poemas ou rimas, ensinando o som de cada vogal.
Abaixo segue algumas sugestões de músicas para o aprendizado das vogais:
“A E I O U” – Grupo Triii. (muito divertida que vem junto com uma coreografia bacana para a criançada se remexer e memorizar a letra).
“As vogais” – Música Infantil Leãozinho Voador
“As vogais” – Vídeo de música infantil Toobys
“Aprendendo e cantando as vogais” – Clubinho Salva Vidas
“AEIOU Escola” – Crianças Inteligentes
“AEIOU” – A música das vogais O Reino Infantil
A leitura já é bem sabido que é muito importante na primeira infância pois favorece o desenvolvimento da linguagem da criança através da escuta dos sons das palavras, da associação entre nomes e figuras, da ampliação do vocabulário. Então, leia e leia muito, de forma que a leitura se torne um bom hábito adquirido pela criança, pela família. Aproveite a temática e incorpore livros que sejam dentro do tema propostos, segue abaixo algumas sugestões de literaturas sobre vogais:
“Vamos aprender vogais”, de Todolivro
“AEIO… UAU!”, de Fernando de Almeida
“A E I O U”, de Angela Lago
“Ciranda das vogais”, de Zoe Rios
“O au au”, de Flávia Fernandes
Prepare uma cesta com objetos diversos dentro, tendo entre eles dois objetos que comecem com a mesma vogal, então precisa ter no mínimo 10 objetos sendo dois de cada vogal. Disponha cartões com as vogais escritas de forma que a criança possa agrupar os objetos com a vogal respectiva. Ela precisa primeiro reconhecer os sons e após associar o som a letra.
Faça a grafia das vogais em um papel lixa, e disponha uma caixa de areia para que a criança possa treinar a grafia da letra de forma sensorial. Ela primeiro passa os dedinhos nas vogais em papel lixa e depois reproduz na caixa de areia. Atividade ótima para treinar a primeira escrita.
Que criança não gosta de brincar com massinha, então que tal propor uma atividade com as vogais utilizando massinha, a grafia das letras e grãos diversos como milho, grão-de-bico, feijão, lentilha, etc. Primeiro, abrir a massa, depois reproduzir a grafia das letras e pedir a criança que trace com os grãos o contorno das vogais.
Imprima ou desenhe as vogais para produzir painéis, murais ou outras atividades para as crianças (como colorir). Use cartolinas coloridas e imagens referentes às vogais, ou recorte as letras em EVA, por exemplo. Separe as vogais e ensine uma a uma, começando pela letra A e assim por diante.
O alinhavo é ótimo, porque trabalha a coordenação motora fina e você ainda pode associar o aprendizado das vogais com ele. Recorte moldes das vogais em EVA ou papelão, faça furos com um perfurador, disponibilize para a criança linha ou barbante para realizar o alinhavo.
Naturalmente a partir dos 18 meses a criança tem um desejo natural de parear tudo o que encontra, parear brinquedos, objetos, roupas, etc. E seguindo essa linha, podemos trabalhar as vogais com cartões de pareamento, aonde a criança pareia os cartões de vogais com imagens de coisas que comecem com a letra de cada vogal para que a criança possa fazer o pareamento.
Dentro de uma bolsa ou saco, você coloca diversos objetos pequenos que começam com cada uma das vogais. E assim utilizando as vogais de lixa, você pede a criança que faça a associação dos objetos segundos seus sons iniciais.
Aquele passeio pelo bairro ou na pracinha pode render muitas descobertas. Peça a criança para apanhar pedras, galhos, folhas, flores, elementos da natureza diversos, de forma a poder ter material para reproduzir a grafia das vogais com esses elementos.
Crianças amam jogos, então vamos direcionar alguns para trabalhar especificamente a aprendizagem das vogais como Trava Letras, Soletrando e jogo da memória com as letras. Eles manterão a atenção da criança na tarefa e criarão mais interesse e facilidade na associação das vogais com imagens e sons.
Em um espaço amplo, com a utilização de uma fita adesiva, faça a marcação do contorno das vogais no chão e deixe que as crianças caminhem sobre o contorno de cada uma. Em seguida, proponha que as crianças representem com seu corpo cada vogal e registre os movimentos corporais com ajuda de uma câmera fotográfica.
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…