Você tem suspeita de que seu filho possa ser autista? Acompanhe as informações e saiba mais sobre o que é o autismo na infância, sintomas e como ajudar a criança.
O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) consiste em sua definição de déficits na comunicação, dificuldades persistentes de se comunicar e de interagir no meio social. A caracterização vem do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) em edição lançada no ano de 2013.
O transtorno é diagnosticado normalmente quando as crianças têm entre 2 a 3 anos de idade após alguns testes de atraso de desenvolvimento e exames genéticos feitos por especialistas. É nessa fase que os pais começam a observar que o desenvolvimento, comunicação e comportamento da criança apresentam alguma irregularidade.
Mas vale dizer que cada portador de autismo pode ter uma dificuldade e não apresentar todos os sintomas ligados à síndrome.
O autismo pode ter comprometimento leve, moderado ou grave.
Mas, para a mãe, o que é ter um filho autista?
Causas do autismo
Ainda não se sabe ao certo qual é a causa do autismo, porém estima-se apenas que possam ser fatores diversos que se associam e resultam no transtorno, além de fator genético, uma vez que cada criança apresenta uma peculiaridade em relação à sua condição enquanto autista.
Há crianças que conseguem se relacionar melhor com outras mesmo tendo autismo. Para outras, essa comunicação ainda é muito mais difícil. Além da diferença de gravidade, estima-se que há indivíduos que são mais suscetíveis a desenvolver o transtorno do que outros.
Outras hipóteses estão relacionadas a fatores ambientais, como o ambiente familiar, problemas no parto, poluição; alterações no organismo, como excesso do hormônio serotonina; e anormalidades nos cromossomos.
É possível que o autismo infantil seja presente na sua casa, na vida do seu filho, mas não o impeça de ter qualidade de vida e muitas boas experiências no presente e no seu futuro. Mas, para isso, ele precisa de apoio, orientação especializada, cuidados médicos, como medicamentos, caso sejam necessários, e muito carinho. É a informação que determina o sucesso de um tratamento e acompanhamento.
Visite o pediatra em caso de qualquer dúvida, para que ele possa te dar o auxílio correto e encaminhar o seu filho com autismo para uma ajuda mais específica e de acordo com as necessidades dele.
As informações foram úteis para você? Não deixe de compartilhar e ajudar outras mães que precisam desse apoio.
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…
Escolher os brinquedos educativos certos pode ser uma tarefa complexa para pais que querem promover…