Conforme seu bebê completa meses de vida, o número de horas de sono durante o dia e a noite precisam mudar. A sua necessidade varia de acordo com a idade. Saiba mais.
Não só parece complicado decorar o tempo certo do soninho de cada faixa etária, na verdade é mesmo. E, principalmente, sabe-se que os bebês têm dormido menos do que o recomendado pelos pediatras. Então não descuide do assunto e veja agora quantas horas de sono seu bebê precisa ter por dia.
Quando chega aos 3 meses de idade, o bebê deve dormir entre 13 e 15 horas diariamente. Mas a conversa com o pediatra dele é fundamental, pois cada criança pode apresentar uma peculiaridade e uma necessidade diferente, como ter de dormir mais ou não.
Seu bebê precisa dormir de 16 a 20 horas por dia. Cada ciclo de sono do pequeno dura de 1 a 4 horas. Ele, ainda, intercala o soninho com algumas horas acordado, podendo ser durante o dia ou noite.
É daí que vem o fato verídico de que as crianças, no início, trocam o dia pela noite e não deixam os pais dormirem muito bem durante a noite. Tudo vai da adaptação, que seu filho terá ainda uma longa jornada para aprender.
São recomendadas 15 horas totais de sono por dia. O sono da noite varia entre 6 a 9 horas.
Normalmente, a criança tem de 3 a 4 sonecas por dia.
Seu pequeno deve dormir 14 horas diárias. Ele dorme de 9 a 11 horas e tem suas sonecas.
Nessa idade, o cochilo é reduzido, tanto em horas totais quanto em frequência. O bebê tende a ter entre 2 a 3 sonecas por dia.
Quando chega a um ano, seu filho já está um rapaizinho e é saudável que ele durma 13 horas por dia no total. O sono noturno é de 9 a 10 horas.
Ele passa a ter 2 sonecas por dia para estar descansado e pronto para novas brincadeiras. São de 2 horas e meia a 3 horas de sono em cada soninho, que acontece pela manhã
Não tente dar uma de mamãe super esperta reduzindo o tempo do cochilo para que a criança durma mais à noite. Não funciona e, inclusive, você corre o risco de deixar seu filho mais cansado.
Uma medida que você pode tomar é não deixar a soneca muito próxima da hora de dormir. Isso já vai refletir positivamente no dia a dia do soninho dele.
Deixe que seu bebê aprenda a se acalmar sozinho. Quando estiver com sono, coloque-o no berço. Ele irá aprender que tudo bem estar sozinho no quarto dele e que pode dormi tranquilo. Quando acordar sem ninguém por perto, também não vai mais ficar assustado.
Tenha em mente que o bebê se desenvolve muito rápido e que todas essas mudanças irão se refletir no seu comportamento no geral, até mesmo no seu sono. Portanto, antes de se preocupar com as mudanças repentinas, converse com o pediatra dele. O médico irá te orientar da melhor forma possível.
As dicas foram úteis para você? Quer saber mais sobre o soninho do seu filho? Aqui tem um post sobre como ajudar o seu bebê a dormir bem!
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…