Sabe qual foi o primeiro médico que falou comigo sobre os riscos do BPA – Bisfenol A? Meu endocrinologista. Isso mesmo, não foi meu obstetra ou a pediatra dos meus filhos, e sabe porque? Porque o BPA pode afetar também a saúde dos adultos.
Mesmo ainda não sendo mãe nessa época, me pareceu uma maldade que as mamadeiras fossem fabricadas justamente com o BPA, mas só fui investigar sobre isso alguns anos depois quando engravidei. E se é isso que você está fazendo agora, prepare-se para mudar não só a lista do seu chá de bebê, mas também alguns itens da sua cozinha!
O que é o BPA e porque ele é usado?
O BPA é um difenol condensado com acetona utilizado para a produção de policarbonato comum, o plástico. E ele é usado pois deixa o plástico maleável e mais resistente.
Os possíveis efeitos colaterais do Bisfenol-A no organismo já são estudados desde 1930, e vários estudos divulgados fizeram com que agências reguladoras de vários países banissem a utilização do BPA em mamadeiras e outros utensílios utilizados para bebês ou que pelo menos notificassem a presença de BPA na formulação, pois os efeitos eram maiores nos primeiros anos de desenvolvimento.
Uma outra “sigla” não muito amiga é a EDC (Endocrine Disrupting Chemical), que em português seria algo como disruptores endócrinos. Algumas vezes ela é transcrita no lugar de BPA, pois um dos grandes males dele é afetar a produção de hormônios no organismo, mas as siglas não são a mesma coisa. Por isso é preciso certificar se o produto comprado é livre dos dois.
Como ficar livre do Bisfenol-A?
Como disse antes, o Bisnefol-A é prejudicial a saúde de todos, e por isso algumas medidas podem ser tomadas para evitar o uso.
- Alimentos naturais: Isso mesmo! Para começar, boa parte das embalagens e latas de alimentos também possuem BPA. Prefira alimentos naturais, que além de conter mais nutrientes, são embalados pela natureza sem Bisfenol-A!
- BPA-FREE e EDC-FREE: Quando for comprar mamadeiras ou qualquer utensílio plástico para a casa, certifique que eles são livres desses materiais. E essa é uma boa dica para colocar na lista do chá de bebê.
- Não esquente comida em vasilhas plásticas que contém BPA, a liberação dele é muito maior quando aquecida. Isso também vale para temperaturas muito frias, nesse caso, o congelamento de alimentos.
- Pratos e vasilhas de plástico com arranhões e lascas devem ser descartados.
- Embalagens plásticas recicladas que contenham os números 3 e 7 podem conter BPA e também devem ser evitadas.
As pesquisas apontam o Bisfenol-A como contribuinte para o aumento de caso de infertilidade, modificação no desenvolvimento dos orgãos sexuais internos, endometriose e câncer, afetando principalmente, mas não exclusivamente, as meninas. Por isso é muito importante que a escolha dos utensílios da casa e a correta forma de utilização sejam respeitadas.
O que você acha sobre esse tipo de precaução? Exagero? Necessário? Comente!