Brincar com um bebê é praticamente liberar combustível para atividade intelectual dele. O cérebro está sempre em desenvolvimento, mas as experiências vividas nos primeiros anos de vida podem influenciar em como os genes desse processo entram em ação. A interação é fundamental para o desenvolvimento do bebê de forma saudável e para fortalecer o vínculo de afeto entre ele e os pais. Conheça algumas brincadeiras interessantes e divertidas indicadas para bebês.
Brincadeiras de 0 a 6 meses
- Caretas
Os bebês são curiosos e eles gostam de observar as expressões que as outras pessoas fazem. Então, seu pequeno vai amar ver seus olhos, mãos e boca em movimentos diversos. Ele pode até não demonstrar reações significativas, como dar aquelas deliciosas gargalhadas, mas ficará muito entretido.
- Piscar
Aproveitando a dica da brincadeira com caretas, ficar piscando os olhos em diferentes velocidades pode arrancar incríveis risos. Os bebês realmente gostam de observar os movimentos. Após certo período, eles começam a imitar.
- Chocalhos
Além dos bebês adorarem brincar com os chocalhos, eles são ótimos para ajudar na sustentação do pescoço do bebê. Os pais devem comprar chocalhos bem barulhentos e balançar bem próximo a orelha do bebê. Ele sempre vai virar na direção do barulho. Então, o ideal é balançar de um lado para outro e o bebê acompanha através do som e visão. Isso é uma ótima atividade.
- Painel de cores
Pegue uma folha A4 e imprima algumas imagens de formas geométricas em cores que se contrastem, as mais indicadas para começar é preto e branco. Em seguida, cole as imagens geométricas em um painel pequeno (pode ser de isopor ou de cortiça) e coloque na área do trocador ou do berço. Essa atividade pode parecer simples, mas ela permite que o bebê observe o universo de cores e formas.
- Brinque com a voz
É importante que separe alguns minutos para brincar com a sua voz. Faça vozes mais finas e mais grossas; fale devagar e mais rápido; e imite sons de animais.
- Cadê? Achou!
Essa é aquela tradicional brincadeira do esconde-esconde. Ela faz muito sucesso com os bebês. Você deve esconder o seu rosto com um pano ou com as próprias mãos e utilizar a famosa expressão “Cadê? Achou!”. Tenha certeza que o pequeno soltará boas gargalhadas. Além de se divertir, o bebê vai aprender aos poucos que quando algo desaparece, nem sempre deixa de existir.
- Os dedinhos
Essa é uma brincadeira bem tradicional e super simples. Você só precisa fingir que os seus dedos são como formiguinhas e ir passando por todo o corpinho do pequeno. Tenha certeza que as gargalhadas são garantidas.
- Teatrinho de fantoches
Você pode usar fantoches ou fazer um teatrinho com os próprios brinquedos do filho para cantar e interagir mais com ele. Os pequenos gostam de observar quando os brinquedos começam a “criar” vida.
Aproveite e confira o ebook cheio de ideias de atividades para bebês, é só clicar na imagem a baixo:
Brincadeiras de 6 a 12 meses
- Os potes de cozinha
Os objetos de casa podem sim se tornar brinquedos para os bebês. Coloque o pequeno sentado diante de potes de plástico e você vai perceber que ele ficará um bom tempo manuseando cada um deles. Agora, se colocar algum tipo de colher (que não machuque o bebê) na mão do pequeno e segurar outra, podem começar a batucar e transformar em uma verdadeira bagunça divertida.
- Bolas e cubos
Você pode separar um cesto com bolas e cubos e entregar para o pequeno brincar. Uma cesta curta, por causa da altura, mas que ele possa colocar a mãozinha dele para pegar todos os objetos. É provável que a primeira atitude dele é levá-los a boca. Saiba que essa é uma das formas que o bebê tem de conhecer cada um dos objetos. Por causa disso, é bem mais interessante se você conseguir bolas e cubos de texturas diferentes.
Outra opção é criar uma pilha com os cubos. Você vai fazendo e o bebê vai tentar reproduzir. Nas primeiras vezes é mais provável que ele derrube, mas depois ele vai observar e tentar repetir. Porém, até derrubá-los fará com que ele se divirta ainda mais.
As bolas você pode jogar de um lado para o outro e fazer com que o pequeno se movimente ao ir busca-las. Jogue os objetos um pouco distante do corpo do bebê para que ele desloque totalmente o corpo e não apenas as mãos. Essa atividade pode ser ótima para fortalecer o abdômen e a coluna, o que é fundamental para o pequeno que vai começar a engatinhar logo logo.
- Dançar
Coloque o bebê no colo e dance com ele, faça o corpinho dele se mexer. Faça isso alternando as músicas, ou seja, ouvindo músicas de diferentes ritmos, mais rápidos e mais lentos. Fique atenta para deixar sempre o pescoço e a coluna do seu filho apoiados nos seus braços.
- Bolhas de sabão
Todos os bebês gostam de bolinhas de sabão, então, uma ótima opção é brincar com elas. Compre já pronta ou faça em casa se tiver o material, e vá fazendo as bolinhas a uma distância que o seu filho consiga se movimentar para pegar.
- Túnel ou cabana com cadeiras
Mais uma brincadeira divertida e muito simples de fazer. Pegue as cadeiras da mesa e coloque-as enfileiradas. Pegue um lençol e jogue por cima delas e o túnel já está pronto. Coloque um brinquedo em uma ponta do túnel, precisa ser um brinquedo que ele goste muito, e coloque o pequeno na outra ponta. Cria-se aí um grande estímulo para incentivar o seu pequeno a engatinhar. Ah, outra opção é a mamãe ou o papai ficarem na outra ponta no lugar do brinquedo.
- Gangorra
Você precisa se deitar no sofá ou no chão, flexionar as pernas e colocar o bebê em cima, ele fica bem no meio das duas coxas. Em seguida, faça um movimento de gangorra, ou seja, sobe e desce. Ele sentirá um friozinho na barriga que garantirá ótimos e deliciosos risos.