Sua criança gosta de tomar café da manhã? Confira aqui sua importância e algumas ideias do que servir!
O café da manhã tanto na infância como ao longo de toda a vida é a refeição mais importante do dia. Invista nesse tempo familiar, tanto para estreitar os laços de relacionamento, tendo boas conversas, boas risadas, um tempo de qualidade a mesa, quanto para investir em uma refeição nutritiva logo pela manhã.
Se você ainda não tem esse hábito, a infância é o melhor momento de desenvolver ele, a criança está em processo de formação e portanto, tudo o que ela vivenciar em sua infância ficará marcado em sua memória, assim é bem provável que adquirindo esse hábito cedo, ela também irá continuar nele ao longo da vida. E hábitos saudáveis devem ser incentivados.
Não pule o café da manhã, pois fazendo isso a criança (assim como o adulto) pode ficar fraca, apática, sem energia, sonolenta, com dor de cabeça, mau humorada e a longo prazo favor e a obesidade. Isso acontece porque ao acordarmos o nosso organismo ficou muitas horas sem comer e portanto no café da manhã nosso organismo repõem os nutrientes absorvidos durante a noite, e assim garante ao nosso corpo, o desempenho adequado de suas funções. Além de que após acordarmos se não nos alimentarmos, o nosso corpo começa a acumular gordura abdominal e aumenta assim o risco de obesidade e distúrbios alimentares.
Você já ouviu esse provérbio?
“Você deve tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um plebeu.”
Portanto o café da manhã não deve ser visto como algo opcional, ou para se consumir apenas uma fruta e tá tudo bem, pelo contrário o café da manha deve ter um cardápio variado, que ofereça carboidratos, proteínas e gorduras, ou seja, uma verdadeira refeição de reis e rainhas.
A criança até os 6 meses de idade, deve receber seus nutrientes exclusivamente através do aleitamento materno, após é iniciada a introdução alimentar que até o primeiro ano de vida, a criança deve estar consumindo boa parte dos nutrientes que precisa da sua alimentação diária. Ou seja as refeições devem ser as mais completas possíveis justamente para poder oferecer a criança tudo o que ela precisa para crescer e se desenvolver com saúde.
Portanto tanto o leite como seus derivados podem ser ofertados a criança no café da manhã, se oferecer iogurte dê preferência ao iogurte natural que pode ser servido com frutas. Se oferecer queijo, opte pelos queijos brancos que são ricos em proteínas e e gorduras boas do leite natural.
O ideal é que não seja adicionado açúcares no leite, quando ofertado a criança, pois o açúcar refinado é extremamente nocivo tanto para adultos quanto para crianças em desenvolvimento.
Os carboidratos são importantes, pois fornecem energia que a criança precisa para se desenvolver, mas devem ser consumidos com muito equilíbrio, pois de forma abusiva podem ocasionar obesidade e outras doenças.
As opções de
recheio para os pães e demais itens acima citados, são queijos, creme de queijo, patê de ricota com ervas e azeite de oliva, pasta de amendoim (sem açúcar), mel (a partir de um ano), geléias caseiras sem adição de açúcar.Aproveite e confira:
Como fonte de vitaminas e minerais, as frutas são essenciais no cardápio, procure sempre ofertar uma boa variedade de frutas, ao longo dos dias, varie as opções para que a criança possa consumir o maior número de nutrientes diversos. Algumas opções: banana, manga, melancia, abacaxi, melão, mamão, uva, morango, maçã, pêra, etc.
Quanto aos sucos, a melhor opção sempre são os sucos caseiros ou os integrais que são constituídos somente pela fruta sem adição de açúcares e outros insumos industriais.
Mas não pense que os sucos são a única opção de bebidas que as crianças podem ingerir, as crianças podem e devem ingerir água no café da manhã. A água pode inclusive ser a única bebida que elas ingiram, desde que claro elas consumam a fruta in-nature, ou seja, você não precisa ficar refém de ofertar apenas leite ou suco no café da manhã, as crianças podem ingerir água como bebida principal sem nenhuma dificuldade.
Tem crianças que acordam sem apetite e não querem se alimentar logo de manhã cedo ou optam por comer uma fruta apenas (que não é o ideal) nesse caso, como estimular a criança a fazer uma refeição mais completa no café da manhã?
Quando as crianças participam dos processos, se interessam mais e isso as motiva a consumir o que elas mesmas produziram. Portanto dê algumas idéias de cardápio para a criança e deixe que ela decida quais das opções ela quer preparar.
A criança tem seu próprio ritmo, portanto ela precisa de tempo para fazer sua refeição com tranquilidade, sem pressões. Para evitar atrasos em compromissos matinais por conta do café da manhã mais delongado, o ideal é acordar mais cedo para preparar tudo com antecedência dando tempo para seu filho poder desfrutar tranquilamente da sua refeição.
Uma mesa bem servida é também convidativa, uma refeição feita sentada no sofá comendo dentro de um pote de comida não é convidativa, portanto ponha a mesa para sua família. Coloque os pratos, talheres, copos, alimentos a serem ofertados dispostos na mesa de forma a convidar seu filho e sua família para um tempo juntos de refeição e comunhão.
Não só ponha a mesa para seu filho e sua família, mas você também precisa se sentar a mesa e comer as refeições junto com seus filhos, pois o exemplo sempre incentiva mais do que as palavras.
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…