Chá de bebê: 9 presentes que você NÃO deve comprar
Se você foi convidada para um chá de bebê e a mãe não fez uma lista de presentes, liga o sinal de alerta contra presentes perigosos, inapropriados e menos úteis possíveis! Se você ainda não entende nada de bebês, calma, eu vou te contar quais são!
Se você seguir essas dicas básicas e principalmente, não comprar nenhum presente desta lista, vai arrasar no chá de bebê!
Dicas de como comprar presentes para chá de bebê
Se houver uma lista de presentes, não tente “improvisar”. Dê de presente o que foi sugerido.
Se optar por roupas, prefira peças neutras. Perguntar o que a mãe prefere é a melhor opção, pois ela indicará o que está faltando no enxoval ou o que o bebê mais usará.
NÃO DÊ PERFUMES E SABONETES, mesmo os feitos para bebês. A pele deles é muito sensível, e se forem pré-dispostos a desenvolverem alergias, esses são “ótimos” desencadeadores.
Bichinhos de pelúcia também não são os melhores presentes do mundo, ainda mais aqueles enormes que não sabemos aonde enfiar e além do mais, acumulam muita poeira.
Doces. Sim, acredite. Tem pessoas que presenteiam com doces, não exatamente o bebê, mas a mãe do bebê. Esses alimentos devem ser evitados durante a gravidez e por um bom tempo durante a amamentação. Se a mãe que está fazendo o chá de bebê for apaixonada com doces, será uma tortura não comê-los!
Animais. Sim, acredite de novo. Algumas pessoas dão animais de estimação para fazer “companhia” para a mãe durante a licença maternidade, ou ser o animalzinho da criança quando ela crescer. Mesmo que a pessoa goste de animais, ele aumentará muito as tarefas da casa que está em adaptação com o bebê que está para chegar! Quem sabe no aniversário de dois anos?
Se for dar algo decorativo, consulte a mãe qual o tema do quartinho do bebê.
Os bodies são blusas que fecham com botões na virilha do bebê, são ótimas opções, pois o bebê usa muito. Com ou sem manga, dependendo da temperatura da cidade que ele mora.
Muitas pessoas dão sapatinhos para o bebê, e apesar de ser lindo, perdem rápido. As meias são mais úteis! Eles dormem com elas e se não estiver muito calor, passam o dia com elas. Não pense no valor do presente, pense na praticidade!
Os 9 piores presentes de chá de bebê
1 – Que não combinam com o estilo da família: Roupas com dizeres “duvidosos”, ou de estilos diferentes do gosto dos pais.
2 – Causam alergia: Perfumes, sabonetes, roupas com tecidos que podem irritar a pele.
3 – Barulhentos demais: Os bebês nos primeiros meses precisam de estímulos específicos. A bateria pode até ser divertida, mas no momento certo.
4 – Que soltam pêlo: Alguns bichinhos de pelúcia soltam pêlo e podem fazer mal à saúde do bebê
5 – Que dão trabalho: Animais de estimação são lindos, companheiros, mas tem suas próprias necessidades e precisam de muito carinho e atenção. Assim como o bebê. Dar de presente um cachorrinho neste momento pode deixar todo mundo insatisfeito!
6 – Que não são saudáveis: Doces agradam à todos, e podem ser comidos com moderação. Mas dar de presente bombons neste momento não é bacana.
7 – Que servem por pouco tempo: Sapatinhos são lindos, mas são pouco usados. O ultrasom portátil tem um prazo de usabilidade bem definido, além de nem sempre corresponder as expectativas.
8 – Que não são úteis: A indústria de produtos infantis aproveita do desejo das mães de darem o melhor para seus filhos. Mas será que um aparelho poderia identificar o choro do bebê melhor do que a mãe?
9 – Que são estranhos: Eles podem até ter uma comprovação científica por trás, mas caem na mesma questão do item acima. Será que um cronômetro pode determinar quando deve ser trocado uma fralda? E um sistema de áudio, pode ensinar ao bebê ainda dentro da barriga?
Por isso, se está na dúvida do que dar de presente de chá de bebê, pergunte a mãe ou prefira o tradicional, você terá mais sucesso em agradar e a mãe ficará mais feliz em receber.
Mas se você quer dar um presente mais refinado, de grifes famosas, dá uma olhada neste post AQUI sobre as marcas mais badaladas e suas linhas infantis!
Amanda Gusmão
Mãe de dois meninos e de um blog, sou daquelas que tropeça e ri do próprio tombo. Mais normal que arroz com feijão, gosto de levantar a bandeira das "Sem bandeiras" na maternidade. Maternidade simples e divertida. Vamos lá?