Quando os primeiros dentes surgem geralmente os bebês ficam mais chorosos e irritadiços, por conta dos incômodos causados da dentição surgindo e como são bebês suas reações a tudo que os incomoda é chorar, sendo uma forma de expressar que algo não vai bem com eles. Os principais sintomas do surgimentos dos dentes você pode ler AQUI neste post.
Vamos ver algumas dicas de como aliviar o desconforto causado pelo nascimento dos primeiros dentinhos:
Durante esse período, os bebês sentem necessidade de morder mais, para ajudar a rasgar a gengiva. “A coceira também pode fazer com que eles sintam vontade de ficar constantemente mordendo algo”, explica a pediatra Sônia Liston, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Por isso use e abuse dos mordedores, você pode guardá-los na geladeira (sempre muito bem higienizados) – pois a temperatura mais baixa ajuda a anestesiar e aliviar a dor.
Apenas a massagem nas gengiva sem utilização de nenhum gel anestésico já proporciona um alívio no incomodo que o bebê está sentindo. “Envolva o seu dedo em uma gaze embebida em soro fisiológico gelado, para potencializar o alívio”, explica o pediatra Vanderlei Wilson Szauter, Coordenador do Pronto Socorro de Pediatria do Hospital e Maternidade São Cristóvão, em São Paulo. Não esqueça de higienizar bem as mãos para evitar riscos de infecções.
Outra forma de massagear a gengiva do bebê é passar simplesmente o dedo bem limpinho pela gengiva inchada do seu filho. Faça uma massagem firme até ouvir um barulhinho da fricção, que será, além de tudo, uma ótima distração.
Se a criança estiver sofrendo muito com a dor, é possível fazer uso de géis anestésicos próprios para o bebê mas apenas com a recomendação pediátrica pois alguns géis podem causar reações alérgicas. Para aplicar o gel basta lavar as mãos, coloque um pouco no gel no seu dedo e massageie a gengiva do bebê. Vale lembrar que o alivio não é duradouro, e quando o efeito do gel passar o bebê pode voltar a reclamar.
Muitas mães usam as dedeiras de silicone para higienizar as gengivas do filho após a amamentação, enquanto os dentes ainda não nasceram. “Esses instrumentos também funcionam como ótimos massageadores quando o bebê reclamar, e podem inclusive auxiliar na aplicação do gel”, diz o cirurgião dentista Mario Groisman, da Academia Brasileira de Odontologia.
Se o bebê já estiver se alimentando com comidas normais , alimentos mais frios como um purê de maçã, um iogurte de frutas ou palitinhos de cenoura e pepino também podem ajudar. Caso ele ainda ingira papinhas procure oferecê-las em temperatura ambiente ou um pouco frias pois ajuda no alivio da dor.
Não há remédio melhor para um bebê do que muitoooo carinho e uma dose extra de paciência, já que essa fase é uma fase mais complicadinha. Portanto está liberado muitoooooosss beijinhos, muitos abraços, muito colo, amor e carinho. Vale também se munir de uma paciência extra, pois é apenas uma fase como tudo na vida do seu filho e vai passar.
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…