imagem: A revista da mulher
Se você não sabe como armazenar leite materno, não se desespere! Principalmente quando você é mamãe de primeira viagem, é muito comum ter dúvidas em relação às melhores práticas para tirar, guardar e cuidar do leite do seu bebê.
Pensando nisso, preparamos esse artigo completo para que você aprenda tudo o que precisa saber para cuidar do alimento do seu filhinho. Assim, fica muito mais fácil!
Então vamos começar do começo?
A melhor forma de tirar o leite materno é manualmente ou com a bomba. Para isso, você deve ficar sempre em uma posição confortável. Para evitar que os fios caiam no leite prenda o cabelo, abaixe a blusa e tire o sutiã.
Então, comece a massagear a mama com a ponta dos dedos, fazendo pequenos movimentos circulares ao redor da aréola. Manualmente, é preciso fazer pressão nos seios até que as gotas comecem a sair. Já no caso da bomba (elétrica), basta posicionar o equipamento e ligar.
Depois que você terminar de tirar o leite, marque a data e o horário em que ele foi extraído. Dessa forma, você consegue cuidar para que ele não estrague.
Confira também:
Se você produz bastante leite, a melhor forma de evitar desconfortos e garantir a demanda do bebê é armazenando. Por isso, aproveite quando ele terminar de mamar para realizar esse processo.
Da mesma forma, é importante começar a tirar o leite 1 mês antes de retornar ao trabalho. Isso porque a falta da amamentação pode fazer com que você pare de produzir leite. Ao estimular as mamas, o processo continua para que você consiga amamentar por mais tempo.
Uma coisa importante sobre como armazenar leite materno é o período pelo qual ele pode ficar guardado. O ideal é que ele fique na geladeira por apenas 48h para não estragar. Porém, ele também pode ficar no freezer com porta separada por até 3 meses.
Evite abrir a porta da geladeira ou do freezer com frequência. Isso porque essa atividade diminui a temperatura e pode prejudicar a qualidade do leite.
Agora, vamos falar sobre o ponto principal desse texto:
Ao extrair o leite, você deve colocá-lo em um recipiente próprio para armazenamento no leite materno. Esses equipamentos podem ser comprados com facilidade em farmácias e são fáceis de serem fechados, selados e esterilizados.
É possível também armazenar o leite em um frasco de vidro com tampa de plástico, caso você não queira comprar o equipamento próprio.
Não se esqueça de colocar etiquetas com a data da retirada para manter o controle do armazenamento.
Viu só como é fácil armazenar o leite materno? Com o tempo, você vai pegar mais prática e poderá fazer esse processo de forma quase automática.
Lembre-se de que o leite é a refeição mais nutritiva para o seu bebê. Por isso, tente amamentar pelo máximo de tempo possível para que ele cresça com muito mais saúde!
Se você ainda tiver alguma dúvida sobre como armazenar o leite materno, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!
O choro é a principal forma de comunicação do bebê recém-nascido. No entanto, para os…
Um bebê arco-íris é aquele que nasce após a perda de um filho anterior, seja…
A leitura é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento infantil e juvenil. Estimular…
A desparasitação, ou o tratamento para eliminar vermes e parasitas do organismo, é um cuidado…
A amamentação é um momento especial entre mãe e bebê, mas o início pode ser…
O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril e tem um…