Uma dúvida assombra as mamães de primeira viagem: como dar banho em recém-nascido? Afinal, é muito comum ouvirmos que os pequenos são muito sensíveis e precisamos tomar muito cuidado mesmo ao tocar neles. E, acredite, isso é verdade.
Porém, existem algumas técnicas que podem ajudar você a facilitar bastante esse momento. O banho é um dos momentos de criação de laços entre a mamãe e o bebê. Logo, você não deveria perder essa oportunidade pelo medo de fazer algo errado.
Para ajudar você nessa missão, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre como dar banho em recém-nascido. Assim, você se sente muito mais segura e confiante para fazer a higiene do seu filhinho e pode aproveitar todos os benefícios deste momento de interação com a criança.
Então, que tal conferir as principais dicas para isso?
Como dar banho em recém-nascido?
Compre uma banheira segura
O primeiro passo para dar banho no seu bebê é comprar uma banheirinha ou ofurô que garanta a segurança da criança. Existem diversos modelos disponíveis no mercado e basta uma pesquisa rápida para identificar os melhores modelos.
Caso você tenha dúvidas sobre qual a melhor opção, não deixe de conversar com vendedores ou até outras mamães que já têm mais experiência. O importante é que você se sinta segura neste momento.
Vale lembrar que é preciso investir em uma banheira que tenha o suporte. Isso porque este é o melhor lugar para dar banho no bebê. Colocar o a banheira no chão pode ser desconfortável para você, enquanto a pia pode não ser tão segura. Logo, o suporte se torna a melhor opção.
Cuide da temperatura da água
A temperatura ideal para dar banho no recém-nascido varia entre 32° e 37°. Ela deve ser sempre morna, evitando que seja muito quente. Afinal, variações além dessa temperatura podem machucar o bebê.
Para garantir a temperatura certa, não deixe de comprar um termômetro próprio para banheiras. Assim, você tem a certeza de que a água está do jeito que deveria!
Compre produtos próprios para bebês
Os sabonetes, shampoos, toalhas, escovas, enfim, qualquer equipamento usado no banho deve ser próprio para recém-nascidos. A boa notícia é que eles geralmente já são sinalizados nos rótulos e embalagens.
A química utilizada nesses produtos é muito menor. Portanto, eles não machucam ou irritam a pele da criança.
Se você quiser, também é possível investir em produtos e cosméticos naturais para ter um banho livre de compostos químicos. Vai de mamãe para mamãe!
Agora que você já sabe quais são os 3 principais pontos de como dar banho no recém-nascido, finalmente vamos apresentar o passo a passo para que esse momento seja bastante seguro. Confira:
1° passo: esquente a água
Antes de tudo, é preciso esquentar a água da banheira até que ela chegue na temperatura adequada. Só então é recomendado que você tire a roupinha do bebê. Antes de levá-lo até a banheira, enrole a criança em uma mantinha e mantenha a fralda.
2° passo: lave o rosto
Com o bebê ainda no seu colo, comece lavando o rostinho dele. Evite passar sabonete para não irritar os olhos. Seque o rosto da criança e se prepare para a próxima etapa do banho.
3° passo: lave os cabelos
Com ele ainda no colo, lave os cabelos com shampoo próprio para bebês. Enxague com a água da banheira e, se quiser, aproveite para secar antes de começar a lavar o corpinho da criança.
4° passo: desenrole o bebê
Com muito cuidado, desenrole o bebê da mantinha, tire a fralda e coloque a criança na banheira, utilizando a sua mão para apoiar o pescoço e a cabeça. Então, utilize a mão livre para ensaboar a criança.
Em seguida, molhe o corpo com a água da banheira, sempre mantendo o equilíbrio com uma das mãos.
5° passo: tire o bebê da banheira
Finalmente, você pode retirar o bebê da banheira, segurando a cabeça e o pescoço com uma das mãos, enquanto a outra se apoia no bumbum. Enrole a criança na toalha sequinha o mais rápido possível para evitar a friagem.
Como a pele do bebê é bastante sensível, ensaboar o corpo com as mãos já é suficiente. Nunca use esponjas ou buchas no banho.
Pronto! Agora você já sabe como dar banho no recém-nascido da forma mais segura. Então, que tal colocar a mão na massa para perder o medo desse momento? Boa sorte!
Se você tiver mais alguma dica para compartilhar com as outras mamães, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para divulgar o artigo nas redes sociais!