Hoje temos participação da Isabela Forni, médica, residente em Pediatria pela USP-SP, apaixonada pelo seu trabalho e pelo mundo infantil, não se imagina em outra profissão além da pediatria. Criadora e autora do blog Eludicar, com orientações para uma infância saudável, lúdica e feliz. Confira suas dicas!
No post anterior falei acerca da escolha do pediatra, hoje irei falar sobre a escolha da maternidade.
A escolha do local do nascimento é um ponto muito importante e deve envolver um planejamento criterioso, ponderando todos os prós e contras do local. Apesar de muitas maternidades terem uma “hotelaria” de primeira, com diversos atrativos, o mais importante na hora da decisāo é a questāo médica e infraestrura do local.
Da mesma forma que nāo devemos deixar a escolha do pediatra para o final da gestação o mesmo vale para a maternidade, portanto programe-se já ter definido por volta do quinto mês de gestação.
Converse com seu obstetra: Procure saber quais maternidades ele trabalha, sua disponibilidade, opiniāo e preferência. Esse é o grande primeiro passo na decisāo. Caso tenha diversas opções, se aprofunde em uma conversa para entender os pontos positivos e negativos de cada local sugerido.
Verifique com seu plano de saúde: Importante saber se ele cobre as maternidades sugeridas. Verifique o que está ou nāo incluso na cobertura. (ex: UTI neonatal, UTI adulto, internaçāo prolongada, vacinas, testes neonatais, etc.)
Visite as maternidades selecionadas:
Nāo se limite apenas às informações de internet ou boca a boca (apesar de também ser um ótimo meio de informaçāo), vá até o local e sinta o ambiente, os profissionais, as acomodações, etc. A maioria das maternidades possuem agenda para realizar visitas. E mesmo que você adore a primeira maternidade que visitar, nāo deixe de ver as outras opções para nāo correr o risco de tomar decisões precipitadas.
Cheque por certificados de qualidade da maternidade: Existem orgāos nacionais e internacionais que emitem certificados acerca do atendimento (Ex: Joint Comission International e a Organizaçāo Nacional de Acreditaçāo – ONA), sendo portanto um bom indicativo.
Verifique a assistência da maternidade: Como por exemplo
Verifique a segurança da maternidade: Questione acerca da segurança da entrada e saída de visitantes, bem como a segurança da identificação e monitorização dos recém nascidos.
Verifique a humanizaçāo do parto:
– Alojamento conjunto: Um grande ponto a ser considerado, ou seja, se o bebê pode ficar o tempo todo no quarto da māe ao invés de ficar no berçario. Esse sistema já demonstrou trazer diversas vantagens, tanto a māe quanto ao bebê.
Verifique acerca do conforto da maternidade: Apesar de nāo ser o mais importante, ter seu filho em um ambiente agradável e confortável também faz diferença. Portanto observe tanto as acomodações, quanto refeição e serviços extras.
– Serviço de fotografia e video: Maternidades hoje ja oferecem esse servico, verifique a disponibilidade caso queira contratar outras pessoas alem das credenciadas.
– Cartorio: para realizar já toda a papelada de certidāo e etc.
– Exames de triagem neonatal: Teste do pezinho, coracaozinho, linguinha, olhinho.
– Vacinas: O local fornece Hepatite B e BCG?
Bom, acredito que com esse roteirinho já ajuda bastante para nortear a decisāo.
Espero ter ajudado e boa escolha =)
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…