Hoje temos a participação da Tá na Mesa Culinária Consciente Infantil. Confira suas dicas!
esigner, estudante de gastronomia, curiosa da nutrição e mãe da Alice, 4 anos. Criadora doOnde e como foram plantados? Como foram colhidos? Quanto rodou para chegar até a minha casa? Quanto ficou pelo caminho desperdiçado? São perguntas que quase nunca sabemos responder. Vamos ao mercado ou ao restaurante com a certeza de que haverá comida lá, esperando por nós, simples assim como se fosse mágica, sem pensar no processo que o alimento passa ao ser produzido, transportado, comercializado, cozido, comido e eliminado.
Mas vou dar bons motivos para começar a nos preocuparmos em ter essas respostas.
Exemplificando, pense no leite de caixinha.
No mundo de hoje, a cidade e o campo viraram ambientes separados: antes a cidade se moldava em torno do campo, da colheita dos alimentos, hoje em dia, as plantações estão longe da área urbana, e o alimento precisa se locomover para chegar até as cidades. Antes era um evento social, comprar e vender comida, agora é anônimo e passa por várias mãos antes de chegar até você. Costumávamos cozinhar, agora adicionamos água, ou um ovo, se estiver fazendo um bolo e pronto. Não cheiramos a comida para ver se está boa, nós lemos o fundo de uma embalagem. Não confiamos na comida, a tememos e jogamos fora ao invés de valorizá-la.
Sabemos que somos o que comemos, mas precisamos entender que o mundo é também o que comemos. Se levarmos isso em conta, poderíamos usar comida como uma ferramenta poderosa para melhorar o mundo.
Busque por alimentos locais e procure saber como ele chegou até sua mesa e, assim, traga mais saúde para você e para o planeta em que vive.
Leticia Mantovani
Tá Na Mesa – Culinária Consciente
A amamentação é um momento especial entre mãe e bebê, mas o início pode ser…
O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril e tem um…
A leitura de histórias infantis é uma experiência mágica que nutre a imaginação, promove o…
As férias escolares são momentos aguardados por muitas famílias. Para as crianças, é uma pausa…
A escolha da panela certa pode fazer uma grande diferença na qualidade dos alimentos que…
O período entre 1 e 2 anos de idade é um dos mais marcantes no…