Sua parede branca sujou? E agora? Confira aqui as dicas de como tirar manchas de parede.
Seria um sonho manter todas as paredes da casa limpas, lisas, bem pintadas sem manchas ou sujeiras, mas a verdade é que a realidade principalmente para quem tem crianças pequenas em casa é completamente diferente disso pois em um dia você tem uma parede linda, pintada, lisa, sem nenhuma sujeira, macha ou arranhão e de repente algo inesperado acontece e você se depara com a surpresa de uma mancha terrível na sua parede… SOCORRO, o que fazer?
Nessa hora precisamos pensar em soluções, e algumas são bem simples de serem aplicadas com resultados muito eficazes.
Comece com uma solução mais simples que seria detergente comum (de preferência de glicerina) e água morna. Se não resolver você pode tentar uma solução mais concentrada para manchas mais complexas que é utilizando a mesma mistura (detergente e água morna) mas inclui vinagre branco na composição. Em ambos os casos, utilize um paninho de microfibra ou um pano branco e macio para auxiliar na remoção. Faça movimentos leves, para evitar retirar a pigmentação da parede que pode acontecer quando empregamos muita força para retirar a mancha e nesses casos podemos retirar a mancha mas a parede pode ficar com a cor mais desbotada no lugar da mancha retirada. Então o segredo é ter paciência para um resultado mais satisfatório.
Quem tem filho e nunca passou por isso? Ter uma mãozinha “decorando” a parede de casa, se você não quiser fazer uma obra de arte desse episódio, utilize detergente comum e água morna para tentar remover a mancha.
Para as manchas de gordura comuns um bom desengordurante já daria conta, mas existem manchas de gordura que são mais resistentes, para essas a melhor opção seria utilizar os desengordurantes mais densos pois eles demoram mais para escoar em superfícies verticais, aumentando o tempo de atuação do produto sobre a mancha, melhorando sua eficácia na hora da remoção.
Para a limpeza de lápis comum (grafite), a estratégia é a mesma se pensássemos que a parede é um papel, ou seja, utilize uma borracha branca (importante ser BRANCA, pois se você usar uma borracha com pigmentação, a pigmentação pode acabar manchando a parede na hora de apagar) portanto aplique com delicadeza a borracha.
Para a remoção de manchas de lápis de cor ou canetinha em paredes BRANCAS utilize um solvente (com álcool ou acetona). Comece fazendo um pequeno teste em um canto “escondido” da parede para verificar se o solvente escolhido não irá danificar a pintura, ou irá deixar a parede com aspecto
de desbotada ou amarelada após a utilização do solvente. Fazendo o teste, se der tudo ok, então vamos para a mancha propriamente dita, nessa hora utilize um cotonete para a aplicação do solvente. Em caso de paredes coloridas o solvente pode danificar a pintura, portanto sempre faça o teste antes.Com a umidade e pouca ventilação a proliferação de fungos é bem acentuada, e o mofo toma conta mesmo, sendo um grande agravante não só esteticamente, mas para a saúde dos membros da casa, portanto para fazer a remoção do mofo utilize uma mistura com as mesmas proporções de vinagre branco ou peróxidode hidrogênio e água morna. Repita a operação quantas vezes forem necessárias para a remoção completa do mofo. Caso o mofo seja muito persistente, dilua um pouco de água sanitária (cloro) em água, para ter uma eficácia melhor. Mas muito cuidado na hora de manusear o cloro, mantenha a área ventilada, utilize luvas para o manuseio e evite o contato com olhos, boca, nariz, etc.
Aproveite e confira:
Na hora de escolher a tinta para pintar suas paredes, opte por tintas LAVÁVEIS pois elas podem ser aplicadas em ambientes interno e externos e geralmente possuem, acabamento acetinado ou com um leve toque de brilho. A resina empregada na composição das tintas laváveis dão um toque de brilho e formam um filme de tinta mais lisa, evitando assim o acúmulo de sujeira, facilitando a limpeza das paredes.
Algumas tintas a venda no mercado também possuem propriedades impermeabilizantes com substâncias capazes de repelir líquidos à base de água, como sucos, café e refrigerantes, o que facilita a remoção de manchas causadas quando alguém derrama algo sobre a parede ou deixa respingar. Também existem opções de tinta que evitam a proliferação de fungos, ideais para paredes que possuem pouca exposição solar e pouca ventilação (são mais suscetíveis para o aparecimento do mofo).
Se você tiver crianças pequenas em casa, procure substituir os materiais escolares como canetinha, tinta guache, giz de cera, etc pelas versões laváveis, já existem muitas opções boas no mercado com preços acessíveis que reduzem muitas dores de cabeça na hora de se livrar das manchas.
Você tem alguma dicas de como tirar manchas de parede?
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…