Imagem: tigriteando
O “tapetinho da paz” ou “mesa da paz” é usado nas escolas do método Montessori e também pode ser usado em casa pelos pais, aqui na nossa casa eu criei um “cantinho da paz” para nossa filha.
Nas escolas do método, os alunos são estimulados a resolver seus próprios problemas expressando seus sentimentos, usando expressões como “eu me senti…” e se envolvendo em uma escuta respeitosa. O professor monitora a troca e orienta somente se for necessário.
Pode-se usar uma flor no centro da mesa, onde quem quiser falar pega a flor e se expressa, enquanto o outro ouve, e depois que terminar de falar o outro pega a flor e se expressa também.
Não é um cantinho da disciplina ou de castigo, é uma forma de ajudar a criança a expressar seus sentimentos e resolver seus problemas.
Você pode usar uma mesa, um tapete, uma prateleira da estante… Deixe um local fixo para esse cantinho da paz, pode também ser um cesto.
Objetos que ajudem a criança a relaxar. Como:
Cada família pode criar seu cantinho, seu espaço da forma que desejar. O cantinho da Isabela eu fiz uma prateleira baixa da estante. Itens que coloquei: uma luminária LED em formato de coração, uma flor, desenho das expressões feliz, triste e brava, 2 livros (um sobre o amor e outro sobre abraço) e a garrafa da calma.
Estou usando a Mesinha Nicho Palito da Tadah!
(a marca tem vários modelos de estantes, nichos e criados mudos, onde você pode criar o cantinho da paz e também outras áreas para as crianças, como um espacinho com brinquedos no corredor, uma mesinha da natureza e mais).Na nossa mesinha da paz colocamos uma foto da família, uma flor, um livro sobre o amor de Deus, pedras, vidro com folhas seca, lupa e uma garrafa da calma (aproveite e confira como fazer o pote da calma).
Resolvi criar o cantinho da paz, pois Isabela tem dificuldades em expressar o que está sentindo, ela fica brava “sem motivo”, por isso senti necessidade de ajudá-la para resolvermos melhor seus conflitos.
Então… quando ela fica triste ou brava eu tento saber o que aconteceu, se ela me diz que não sabe, eu peço para ela ir para o seu cantinho da paz, lá peço para ela me mostrar como está se sentindo, e ela me fala se é triste ou brava, explico para ela ficar ali um pouquinho pesando no que está sentindo e que quando quiser conversar ou se sentir melhor, pode chamar a mamãe para conversar sobre seus sentimentos.
E assim ela faz, ela fica ali um pouco depois vem pra mim com a flor e me fala o que está sentindo. Posso afirmar que isso trouxe uma enorme melhora em relação a Isabela expressar o que está sentindo e resolver o conflito mais facilmente.
Um bebê arco-íris é aquele que nasce após a perda de um filho anterior, seja…
A leitura é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento infantil e juvenil. Estimular…
A desparasitação, ou o tratamento para eliminar vermes e parasitas do organismo, é um cuidado…
A amamentação é um momento especial entre mãe e bebê, mas o início pode ser…
O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril e tem um…
A leitura de histórias infantis é uma experiência mágica que nutre a imaginação, promove o…