A gravidez é rodeada por muitos questionamentos, seja mãe de primeira, segunda, terceira e até mesmo quarta viagem. Como cada gestação é única, os medos e anseios sempre permeiam as nossas mentes de mulher.
E quando se trata de gravidez e filhos as dúvidas crescem consideravelmente, as vezes até temos vergonha de admitir mas quase todas nós, já tivemos as dúvidas mais bobas em relação a gestação, isso porque na verdade somos muito cautelosas, e quando se trata no cuidado com as crias, nosso cuidado redobra, fazemos o que for preciso para o bem de nossos filhos, nossa vida se volta para o bem estar deles, e desde a gestação isso se evidencia, pois nós mudamos completamente nossos hábitos sejam alimentares, de sono, rotina, para que o bebê cresça dentro de nós com muita saúde e vida. Aquilo que muitas vezes não fazemos por nós, fazemos por eles.
Então, sim, é muito comum termos milhões de dúvidas do que pode e o que não pode na gravidez, sem vergonha nenhuma precisamos esclarecer esses questionamentos, por mais “bobos” que possam parecer, pois alguns deles nos fazem até perder o sono (coisa que quase não acontece na gravidez né?!).
Assim que você confirmar a gravidez, seja pelo teste de farmácia ou exame de sangue, procure um médico ginecologista obstétrico para fazer o acompanhamento da sua gestação.
Claro que o recomendado mesmo é que você procure um médico antes mesmo de iniciar a gravidez, pois assim ele pode lhe pedir com antecedência uma série de exames necessários, pode avaliar sua condição física, fazer a indicação de algum tratamento ou medicação caso seja necessário resolver alguma questão de saúde, antes de você ficar grávida.
Pergunta essa da maioria das mulheres que engravida pela primeira vez ou das que querem engravidar. Porque contamos por semanas a gestação?
Esse é um padrão estabelecido entre os médicos mundialmente para poder precisar a data da gestação, eles começam a contagem a partir do primeiro dia da última menstruação, sendo assim não fechariam os 9 meses na verdade, a contagem de semanas vai à 40 semanas que em meses fechariam 10 meses, justamente pela contagem desse “primeiro mês” que não há como precisar exatamente o dia da fecundação.
Aproveite e confira:
O ginecologista é o médico que cuida da saúde da mulher. É importante antes de iniciar a vida sexual ativa procurar um ginecologista para tirar dúvidas e fazer os exames necessários.
Enquanto o ginecologista obstétrico é quem fará o acompanhamento da mulher ao longo da gestação, ele é especialista em cuidar da mulher durante a gestação, realizar o parto e cuidar da sua saúde após a gestação.
Portanto cuidado para não se confundir na hora de marcar uma consulta.
Atividades físicas são ótimas para o bom andamento da gestação, ajudam na respiração, a controlar a pressão arterial, a melhorar a disposição física e emocional, reduzir os inchaços e incômodos da gestação, mas é preciso ter cuidado!
Para quem já praticava uma atividade física de alto impacto é importante verificar com o seu médico se pode manter o ritmo ou se a indicação é reduzir um pouco o ritmo e carga.
Já para as que não praticavam atividade física, o primeiro trimestre não é o mais recomendado para se começar, provavelmente seu médico irá indicar alguma atividade física de baixo impacto à partir do segundo trimestre.
Geralmente por volta da 16º semana em diante, claro que isso varia de mulher para mulher, mas na primeira gestação é comum começar a sentir o bebê por volta do quarto mês em diante. Já quando é a segunda gestação é comum sentir um pouco mais cedo.
A sensação dos primeiros movimentos do bebê é como se fossem “bolhas de ar” dentro da barriga, algumas mulheres podem até confundir com gases ou fome.
Pode sim! No primeiro trimestre é mais tranquilo, mas conforme a gestação for avançando, a barriga vai aumentando e dormir de bruços passa a ser incômodo, portanto é natural adotar a posição de lado.
Opte por deitar virada para o lado esquerdo, que é a posição que melhor oxigena a placenta. Para reduzir um pouco os incômodos na hora de dormir, opte por usar travesseiros entre as pernas.
Claro! Pode sim! A menos que você tenha alguma indicação médica para não ter relações sexuais durante a gestação (isso pode ocorrer quando há algum risco de aborto), mas no geral está super liberado, por sinal o sexo na gestação traz muitos benefícios, desde a sintonia do casal, melhorar a auto-estima, se sentir mais relaxada, até ajudar como mecanismo de defesa para o seu organismo. Geralmente na gestação os orgasmos sãos mais frequentes e mais intensos, então aproveite!
Você será acompanhada por um médico obstetra de sua escolha ao longo de toda sua gestação, e isso lhe trará segurança para a hora do parto. Seu médico fará exames regularmente para verificar a sua saúde e a saúde do bebê. Com ele você pode fazer todas as suas perguntas e ele irá lhe orientar em cada uma delas.
De fato, algumas mudanças alimentares são necessárias, justamente para que seu organismo posso oferecer os nutrientes necessários para o bebê se desenvolver. A pessoa mais indicada para lhe orientar é seu médico obstetra e uma nutricionista, pois cada mulher precisa de cuidados únicos, voltados para suas necessidades e as do bebê.
Mas no geral o recomendado expressamente para todas as gestantes é que NÃO consumam bebidas alcóolicas durante a gravidez. Os alimentos ricos em cafeína também deve ser evitados ou consumidos com muita moderação como: café, chocolate, chá preto, chimarrão e outros.
No geral sim, mas como há muitas controvérsias entre os médicos é importante que você receba essa orientação do seu médico obstetra.
Pois há médicos que não vêem problema da gestante dirigir até o fim da gestação, outros já não recomendam que as gestantes dirijam em nenhum período pois ela tem seus reflexos e concentrações alterados podendo acarretar em algum acidente.
Para isso é necessário saber a sua idade gestacional, lembra que a gestação se contam por semanas e não meses?! Então com a data do primeiro dia da sua última menstruação é possível precisar sua idade gestacional e portanto ter a data provável do parto (DPP).
Após as primeiras ecografias pode haver algum ajuste na idade gestacional, pois a idade gestacional é aferida pelo tamanho do embrião.
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…