Cozinha também é lugar de criança, desde que tenha supervisão de um adulto é claro! As crianças podem se divertir muito na cozinha junto com os pais, avós, irmãos…lá pode se tornar um lugar de muito aprendizado e também de muitas risadas. Aprender a cozinhar é uma atividade super interessante e estimulante, que proporciona muitas descobertas para a criança, que está em constante exploração do mundo a sua volta. Então ver como os alimentos são preparados e como são transformados em deliciosas receitas, estimula o seu aprendizado. Sem falar que o ato de cozinhar, pode ser lúdico e passar várias noções culturais e sociais para as crianças, como por exemplo quando aprendem a fazer uma receita de outro país, ou aprender alguma curiosidades sobre determinada receita, etc…há muito espaço para exploração e aprendizado na cozinha.
Quando alguém não gosta de determinado alimento, um dos artifícios usados pela nutrição é associar a comida a um momento de prazer, de brincadeira e de curtição. Assim, quando o prato ou o alimento aparece na frente, a reação da criança é outra, principalmente quando ela mesma participou da preparação. E o bom é que não há idade mínima para incluir a criança na rotina culinária, pois ela pode começar lavando um tomate, ou descascando um ovo cozido, etc…atividades simples mas que para eles é pura diversão!
Uma das grandes dificuldades de permitir que os filhos participem das atividades na cozinha, é os riscos de queda, uma vez que as crianças geralmente não alcançam a bancada da cozinha, ou a pia e portanto é preciso apoiá-las encima de uma cadeira, o que pode acarretar em riscos de queda uma vez que a cadeira não tem reforços laterais. Pensando na inclusão das crianças no ambiente da cozinha e de forma segura descobri um móvel que proporciona as duas coisas, a learning tower.
A torre de aprendizagem Montessori, é um banco que fica na altura da bancada da cozinha, no qual as crianças conseguem subir e ficam em segurança dentro dela pois ela possui barreiras laterais para impedir que as crianças caiam como nos bancos em geral. Ela é geralmente feita em madeira com uma passagem pela qual a criança consegue entrar e sair sozinha.
A idéia é estimular a independência e autonomia da criança e também nesse caso o interesse na culinária e nos alimentos e como consequência disso a estimulação da motricidade fina. Você vai perceber que quando seu filho ajuda na cozinha ele se interessa muito mais em consumir tal alimento, então pode-se dizer que a torre também estimula a boa alimentação dos pequenos.Essa torre é muito usada nos EUA e na Europa e agora está começando a ser usada por aqui.
Ela pode ser usada segundo especialistas a partir dos 18 meses, mas cada criança tem seu tempo de desenvolvimento então não há limites para a idade, claro desde que a criança já consiga ficar em pé sozinha. Então deixe a torre a disposição dos pequenos na cozinha e observe o interesse deles. Geralmente elas possuem de 3 a 4 regulagens de altura, portanto ela vai acompanhando o crescimento da criança, e isso é ótimo!
Como quero que minha filha Beatriz de 1 ano participe da preparação das refeições aqui em casa, não vejo a hora de ter a minha learning tower para poder compartilhar mais dessa experiência com vocês!
Bom apetite!
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…