Vem chegando o verão e com ele as tão esperadas FÉRIAS DE VERÃO! As crianças aguardam ansiosamente o término das aulas para o início da temporada de sol, praia, piscina e muitaaa alegria! Mas a alegria toda pode durar pouco se alguns cuidados não forem tomados, por isso segue algumas dicas de como cuidar do seu bebê no verão garantido férias tranquilas e bem protegidas.
Alguns alimentos podem ajudar na prevenção dos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e retém as radiações ultravioletas. Esta substância é encontrada nas frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha (Sociedade Brasileira de Dermatologia).
No geral o filtro solar deve fornecer proteção para raios UVA e UVB, veja agora alguns cuidados específicos para cada idade:
Bebê de 0 a 6 meses: bebês abaixo de 6 meses não podem usar protetor solar devido a sua maior absorção através da pele do bebê, e também pela dificuldade de ser eliminado pelo corpo pois seu sistema excretor é ainda muito imaturo. Nestes casos os cuidados tomados devem ser redobrados. Aconselha-se o uso de bonés ou chapéus, camisetas e bermudas, ficar na sombra e evitar os horários que são entre 10h e 16h, todo cuidado é pouco com a pele dos bebês pois esta é muito sensível ainda.
Bebê a partir dos 6 meses: Pode-se utilizar fator de proteção igual ou superior a 30, sempre aplicando 30 minutos antes da exposição solar para que haja tempo suficiente do protetor penetrar na pele, é necessário que a criança esteja sem roupa e seja aplicado o protetor área a área, e não em movimentos circulares, não esquecendo-se das dobras e atrás da orelha. Opte por protetor com filtros físicos, essa informação consta na embalagem. Devendo ser reaplicado a cada 2 horas, caso haja suor excessivo ou a criança entre na água esse tempo diminui.
Nessas épocas é muito comum a proliferação das doenças de pele como micoses e fungos. Veja algumas dicas para evitar essa situação:
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda para crianças menores de 4 anos o uso de bóias em forma de coletes (como a foto ao lado), uma vez que a criança não pode retirar sozinha, ao invés das bóias de braço. Mas essa recomendação deve ser vista diretamente com o pediatra do seu filho.
Não dê bobeira, ninguém quer férias frustradas por queimaduras ou micoses, então bora se proteger para curtir muitooooooooooo o verãozinho chegando.
Veja mais posts relacionados:
Roupa certa para usar no seu filho no verão
Gravidez super dicas para suportar o verão
Um bebê arco-íris é aquele que nasce após a perda de um filho anterior, seja…
A leitura é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento infantil e juvenil. Estimular…
A desparasitação, ou o tratamento para eliminar vermes e parasitas do organismo, é um cuidado…
A amamentação é um momento especial entre mãe e bebê, mas o início pode ser…
O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril e tem um…
A leitura de histórias infantis é uma experiência mágica que nutre a imaginação, promove o…