Com mais controle do corpo e descobrindo o equilíbrio, seu filho está confiante. É o desenvolvimento do bebê ainda surpreendendo mãe e filho com tantas novidades.
Agora que o seu bebê tem mais confiança, consegue sentar direitinho e engatinhar, o céu é o limite. Ele vai certamente querer explorar a casa. Então, já que você conhece o plano dele, adapte a casa para esta nova fase, para que não corra o risco de acidentes, como bater a cabecinha em uma cadeira, por exemplo.
As meias antiderrapantes serão grandes companheiras dele desde o início do engatinhar até quando ele já estiver andando por aí. Elas evitam que ele escorregue. Mas, mesmo assim, tenha cuidado com pisos muito escorregadios, rampas e escadas sempre.
Seu bebê já reconhece o próprio nome, então poderá voltar a sua atenção para você quando for chamado. Também consegue compreender o que significam algumas palavras. Aos poucos, ele vai memorizando e assimilando o vocabulário. Por isso, é importante que a família continue conversando com ele, para estimular a sua aprendizagem.
Socialmente falando, proponha brincadeiras e verá que ele interage mais agora. Inclusive já consegue imitar gestos de outras pessoas.
Ficar sozinho
Graças a essa maior sociabilidade que surge conforme o desenvolvimento do bebê, ele também pode ter mais medo de ficar sozinho. Às vezes, nem é tanto medo, mas ele não gosta mesmo de ficar sozinho. Está apegado e quer ter atenção e colo. Por mais que fique com pena por ele estar mais emotivo nesta idade, é importante que ele consiga enfrentar essa separação inevitável e que aceite ficar na presença de outras pessoas, na ausência dos pais. Seu filho precisa aprender a ser confiante.
Curiosidade
As mordidas devem continuar, mas, não mais apenas por conta dos dentinhos que vão nascendo pouco a pouco, mas porque são tantas descobertas que ele quer saber o que acontece se morder uma almofada, que gosto tem cada coisa. Mas isso é normal, mesmo se o escolhido para ser mordido for o seu braço. E os cabelos, bem, sofrem as pessoas e os animais de estimação. Cabelos e orelhas sempre serão puxados.
Essa curiosidade toda também será descontada nos móveis da casa. Nesta fase do desenvolvimento do bebê, ele é curioso e quer mexer em tudo; gavetas, armários, portas. Tudo ele quer saber o que tem ali, e não se assuste se, em um descuido, ele fizer bagunça e tirar tudo do lugar. Por isso, por toda essa agitação e independência, esteja sempre com ele, até para evitar que se machuque ou coloque objetos perigosos na boca.
A partir do momento em ele já viu que é interessante o patinho na banheira dele se movimentando com a água, já era. Ele vai querer bater as mãos na água e ver o pato nadando o tempo todo. Também vai achar legal a bola que ele empurra e vai para longe ou os objetos que caem e fazem barulho. Deixe os objetos frágeis fora do alcance dele.
Gostou das dicas para encarar esta nova fase com tranquilidade e aproveitando cada aprendizado? Quer mais informações sobre o desenvolvimento do bebê? Confira um pouco mais sobre como estimular o seu filho? Confira.
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…
Escolher os brinquedos educativos certos pode ser uma tarefa complexa para pais que querem promover…