Hoje temos participação especial do pessoal da PAEDI, um grupo multidisciplinar especializado em desenvolvimento infantil, fundado em 2008. Procura compartilhar informações sobre a primeira infância, seja por meio de cursos, atendimento domiciliar de famílias e desenvolvendo projetos em escolas de educação infantil. Confira suas dicas!

Uma das grandes preocupações das mães são os brinquedos que comprará para seu pequeno. Muitas coisas são oferecidas nas lojas, mas na verdade, o que o bebê precisa são de coisas muito mais simples… Mais simples que você possa imaginar.

Quando o bebê está no berço se mexendo, percebe que seus movimentos faz ele ver algo estranho: suas mãos! Ele não sabe que a mão é dele mas sente que seus movimentos trazem e levam este “objeto estranho”. No momento que o bebê descobre as mãos, ele nunca mais estará sozinho, pois sempre a terá para brincar. E o bebê começa a “jogar” com esta mãozinha: observa, analisa e testa suas possibilidades. Sendo assim, ofereça a oportunidade para seu pequeno entreter consigo mesmo, com seu corpo. Ele tem muito a descobrir.

Depois ele passa a se interessar pelos os objetos que estão próximos. Deixar o bebê

(e estamos falando de bebê novinho… entre 2 a 4 meses!) brincar no chão com brinquedos ao lado dele permite que ele alcance o que chama atenção. E o que suscita a curiosidade do bebê não é necessariamente brilhante ou faz barulho. Objetos leves e fáceis de agarrar, feitos de vários materiais e de diversas formas geram grande fascínio para o bebê. Um lenço pode ser um brinquedo muito interessante para seu pequeno! Ele consegue segurar o lenço que muda de forma e se cair não o machuca! Outras ideias são argolas, objetos vazados (como uma cestinha), cones, potes, cubos… Qualquer objeto seguro pode virar brinquedo!

Também é interessante oferecer mais de um objeto do mesmo tipo. Objetos semelhantes levam o bebê a aproximá-los, bater, tentar encaixar um no outro, fazendo comparações e associações, o que proporciona ao bebê um mundo de novos aprendizados.

Cada mãe consegue ler seu bebê de forma única. Observe seu pequeno e a quantidade de descoberta que ele faz a cada segundo! É uma tarefa apaixonante.

Aproveite e confira 5 dicas para o desenvolvimento do bebê.

Nadja Azevedo e Leila Saita
Fisioterapeutas
Equipe PAEDI

Gisele Cirolini

Mãe de duas meninas. Apaixonada por livros. Simplificando o dia a dia. Fundadora do Sou Mãe.  Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI e Marketing Digital pela Udacity.

Compartilhar
Publicado por
Gisele Cirolini

Conteúdo Recente

Bebê Arco-Íris: O Renascimento da Esperança Após a Tempestade

Um bebê arco-íris é aquele que nasce após a perda de um filho anterior, seja…

% dias atrás

Incentive a Leitura com Nossa Folha de Registro de Livros Lidos

A leitura é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento infantil e juvenil. Estimular…

% dias atrás

Desparasitação: Quando e Por Que Fazer em Crianças

A desparasitação, ou o tratamento para eliminar vermes e parasitas do organismo, é um cuidado…

% dias atrás

Começo da Amamentação: O Que Esperar e Como Superar as Dificuldades

A amamentação é um momento especial entre mãe e bebê, mas o início pode ser…

% dias atrás

Dia Nacional do Livro Infantil: Celebrando a Literatura na Infância

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril e tem um…

% dias atrás

Atividades Pós-Leitura: Brincadeiras e Artesanato Inspirados em Histórias Infantis

A leitura de histórias infantis é uma experiência mágica que nutre a imaginação, promove o…

% dias atrás