A gravidez é um dos períodos mais incertos para uma mulher, pois ela traz consigo diversas alterações no corpo, como náuseas, azia, problemas de ansiedade, cãimbras nas pernas, dificuldades de respiração, ronco e, não menos, alterações no sono.
O problema é que essas alterações podem agravar ainda mais outras alterações ou serem mais intensas por conta de hábitos alimentares e de rotina diária, como exposição a situações de intenso estresse, consumo de certos alimentos ou fadiga. Esses fatores se alteram o sono de uma mulher sem estar grávida, o que poderiam fazer a uma gestante.
Alguns alimentos devem ser sempre evitados durante a gravidez, como bebidas alcoólicas, excesso de açúcar e fumo, pois fazem muito mal ao bebê e também podem atrapalhar o sono da mãe. Além desses alimentos que devem ser evitados, é importante diminuir o uso da cafeína, não somente no café como em chás e refrigerantes, de preferência durante toda a tarde e à noite.
Durante a gravidez, o corpo da mulher está mais sensível aos estímulos externos, principalmente porque ele está mudando bastante, o que por si só já causa uma sensação contínua de desconforto. Para diminuir isso, transforme o seu quarto em um lugar aconchegante ao máximo, desde a arrumação, limpeza e ar arejado até às influências sonoras e da luz. Como é provável que você sinta mais calor durante a gravidez, tente deixar o
seu quarto mais fresco. Procure também não dormir com celular, notebook, carregadores com sinais luminosos e outros aparelhos que podem te tentar a sair do clima de sono ou atrapalhar o seu descanso.Tente não associar a sua cama a outras atividades além de dormir e sexo. Podem ser atividades simples como comer, assistir televisão até outras mais complexas como trabalhar. Reservar a sua cama somente para atividades noturnas acostuma o seu corpo e mente a relaxar mais quando estiver ali.
Exercitar-se é uma das melhores atividades que você pode fazer durante a gravidez, para regular os níveis de açúcar, controlar o ganho de peso, aumentar a resistência do corpo, livrar-se do estresse e vários outros benefícios que os exercícios podem fazer. Porém, algumas pesquisas indicam que fazer exercícios logo antes de dormir pode atrapalhar o sono profundo, uma vez que deixa o seu corpo mais “quente”, agitado. Por isso, faça exercícios até algumas horas antes de dormir. Após isso, no máximo alongamentos.
Cochilos de 30 a 60 minutos durante o dia são ótimos para reduzir o estresse, melhorar a atenção, memória e diminuir os sintomas da fadiga. Além disso, um estudo norte-americano ainda mostrou que mais da metade das mulheres grávidas tiram cochilos durante o dia, porém se eles ocorrerem muito tarde, atrapalham a noite de sono. Não deixe se sentir fadigada para tirar um cochilo, mas fala sempre que puder e o seu dia será mais proveitoso, relaxante e o seu sono, melhor.
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…