Com a expectativa, as dúvidas e o amor, vêm também as dores da gravidez. Enquanto você está focada em encontrar o carrinho certo e montar o quarto mais aconchegante, o seu corpo trabalha a milhão para desenvolver essa nova vida. Durante o período, é muito comum que as futuras mamães sintam desconfortos como cólicas, dores nas costas e até na parte inferior da barriga. Não tem porque se assustar com isso. Afinal, o seu útero está expandindo, os hormônios estão no pico e todos os músculos trabalham para preparar o espaço que vai hospedar o bebê por nove meses. Mas, com tantas facilidades, não tem porque conviver com todas essas dores. É por isso que o fisioterapeuta Regis Severo, que atua no desenvolvimento de produtos para a saúde na Mercur, orienta sobre o uso de alguns acessórios que podem auxiliar neste período.
Amiga número 1 de toda mulher desde a primeira menstruação, a bolsa de água quente não deixa de ser um acessório indispensável ao longo da gravidez. Já nas primeiras semanas, o aumento do volume do útero costuma provocar cólicas frequentes. Os músculos da região pélvica também geram dores que podem ser amenizadas com aplicação de calor no local.
Com os hormônios em alta, as grávidas podem sofrer a perda de tonicidade das paredes das veias. Os sintomas são a sensação de pernas doloridas e cansadas e os conhecidos pés inchados. Uma consequência indesejável também surge a partir do quarto mês de gestação: as varizes. Para evitar os problemas, a meia-calça de compressão é uma aliada. Se a mulher já tem varizes, a tendência é que se agravem. Atente para isso.
Em diversos formatos, os travesseiros para grávidas são uma ajuda e tanto na hora de dormir. Conforme a gestação evolui, fica
cada vez mais difícil conciliar a barriga grande com noites de sono tranquilo. Qual a diferença deste para um travesseiro comum? Ele contorna o corpo da mulher desde a cabeça até os pés. Isso oferece um bom suporte para barriga e costas, as áreas que mais sofrem nesta época.Conforme a barriga cresce, o corpo tende a se projetar para frente. Como forma de compensar esta postura e melhorar o equilíbrio corporal, a coluna lombar tende a aumentar a sua curvatura, o que chamamos de Hiperlordose. Segundo o fisioterapeuta Régis Severo, esta alteração que causa desconforto e dor, pois os músculos da região são sobrecarregados e se tencionam. Da mesma forma, o espaço entre uma vértebra e outra diminui, o que causa a compressão dos nervos da região, causando dores, como a dor ciática, por exemplo.
“A órtese tem o papel de sustentar o peso da barriga fazendo com que os músculos lombares sejam menos exigidos. Da mesma forma, ao aliviar a projeção da barriga para frente, a cinta auxilia a reduzir a curvatura excessiva da coluna lombar”, ressalta o profissional.
Um dos primeiros desafios da maternidade é amamentar. Desde conseguir que o bebê faça a pega correta até adaptar-se ao fluxo de leite. A Organização Mundial da Saúde recomenda que todas as crianças devem ser alimentadas exclusivamente com o leite da mãe até os 6 meses de idade e, mesmo após a introdução de alimentos, sigam mamando no peito até os 2 anos de idade.
conciliar as dificuldades para A bomba manual é recomendada para a coleta do leite materno e também ajuda com o desenvolvimento do mamilo pela sucção. Assim, acaba ficando mais fácil de o seu filho se habituar à amamentação e você não sofre com as dores de manter leite no peito por muito tempo.
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…