Hoje em dia se fala muito em criar crianças mais autônomas, criativas, reflexivas e questionadoras, mas como nós pais podemos ajudar a criança a se desenvolver?
Quando a gente fala em estimular a criança, isso não quer dizer forçar ela, nem querer acelerar as coisas. Qualquer estimulação é permitir que a criança passe por situações diferentes de acordo com sua idade.
Para ajudar nós devemos ampliar o repertório da criança, enriquecer a rotina dela, ajuda ela a se tornar criativa.
Para começar é bom não deixar a criança presa em um lugar só, como no berço, carrinho ou colo. É bom deixar ela livre para fazer novas descobertas.
E precisamos lógico… investir tempo. E também usar coisas que já temos em casa.
– A criança vai sentir o cheiro do bolo, os ingredientes que vão formar o bolo, a transformação em bolo…
– A criança pode mexer com terra. Se for uma horta, a criança pode colher os temperos para a comida, além dos cheiros que ela vai sentir…
– É importante inovar em brinquedos, usar objetos que podem ter vários significados, usar sucatas como:
Ela pode lógico brincar com seus brinquedos comuns, mas é importante mesclar com esses outros brinquedos.
Promover esse tipo de situação é ótimo, pois vai depender da criatividade da criança, em criar o brinquedo que ela quiser.
Dica para os pais: brincar de de maneira destemida com a criança!
Você pode brincar de formas variadas com a criança, além da companhia a criança precisa de um modelo, e os pais são seu modelo.
Lógico que as vezes você vai deixar ela brincar sozinha e vai só observar, mas você também precisa brincar junto com seus filhos.
– Em que momentos ela ouve música? E que tipo de música ouve?
– Ela pode ouvir música em um dvd, rádio, assistir/ir em um show, pode ouvir música infantil, música clássica, músicas tradicionais, ela pode ouvir diversos estilos de música. É muito importante essa variação.
– Se hoje você foi no shopping, amanhã procure ir no parque. Lógico que nós vamos no shopping com a nossa filha, mas não acho que esse seja um passeio de criança, sempre procuramos levar ela em parques.
– Procure também variar os passeios/viagens, para a criança conhecer, aproveitar e enriquecer seu conhecimento.
– Locais diferentes, sensações diferentes. No campo ela brincar na grama, na terra, vê animais… Na praia ela vai brincar na areia, na água do mar, catar conchinhas…
Outra coisa muito importante é a gente deixar a criança exercitar sua autonomia, mesmo que suje um pouco ou que não saia exatamente da maneira que você gostaria. Coisas que pode deixar a criança fazer:
É muito importante a gente valorizar a criatividade da crianças, se ela quiser pintar um cachorro de azul, ela pode. Temos que cuidar para não podarmos sua criatividade, ela está experimentando e exercitando sua criatividade.
Mas isso não quer dizer que tudo é permitido, ou que ela não tem regras, são coisas diferentes.
Quando seu filho começar a demonstrar os resultados do seu tempo investido nele, você verá que está indo pelo caminho certo. Vale muito a pena você estar presente no dia a dia dos seus filhos, não só presente em casa com ele, mas presente na vida dele, nos momentos importantes, que nessa idade é brincando junto.
Assisti as palestras realizadas no COEDIN, 1º Congresso Online de Estimulação e Desenvolvimento Infantil para gestantes, mães e pais de bebês de 0 a 3 anos, que aconteceu em novembro/14 e gostei muito! Por isso vou compartilhar com vocês várias dicas das palestras. Algumas dicas de hoje sobre estimular a criatividade eu peguei da palestra da Camila Serra.
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…