Eternizar os primeiros dias de fofura dos bebês é um dos principais motivos pelo aumento na procura de ensaios fotográficos newborn. Essa modalidade já virou febre entre as mães corujas que querem guardar recordações especiais dos bebês recém-nascidos. Afinal, eles crescem e mudam rápido, e nessa fase tão delicada encontrar os melhores ângulos e expressões não é tarefa fácil. Por isso, a busca por profissionais especializados pode ser uma ótima opção para registrar essa linda etapa da vida dos pequenos.
Confira também: 4 motivos para fazer um ensaio newborn
De acordo com as fotógrafas e especialistas em newborn Fernanda Nogueira e Mariana Mascarenhas, proprietárias do estúdio Flor de Lis, o ensaio deve ser feito até a primeira quinzena de vida do neném.
“O ideal é realizar a sessão de fotos newborn com até 12 dias de vida do bebê. Entretanto, já realizamos, com sucesso, registros de bebês com 25 dias e também com 55 dias, no caso de um prematuro”
Preocupações com o bebê durante o ensaio newborn
“Algumas mães de primeira viagem ficam inseguras. Quando percebemos isso, conversamos com calma e explicamos como tudo acontece. Além disso, elas acompanham todo o ensaio”
Por se tratar de bebês tão novos e, portanto, frágeis, alguns pais podem ficar inseguros com o bem-estar do filho durante o ensaio fotográfico, principalmente, quando são mães de primeira viagem. O fato das fotógrafas Fernanda e Mariana também serem mães ajuda a entender alguns desses receios.
“Conseguimos nos colocar na visão dos recentes pais, sabemos que é um mundo novo. Eles estão cheios de dúvidas e fazemos trocas de experiências em nossas conversas. Isso dá mais segurança a eles”
Para a assessora parlamentar Gabriela Toralles, mãe do Mateus, a maior preocupação era que o ensaio fosse invasivo, achava que irritaria o bebê. Mas depois de passar pela experiência mudou de ideia.
“Confesso que ainda tive um pouco de receio e medo antes do ensaio. Mas assim que cheguei ao estúdio fiquei tranquila. O clima estava uma delícia e as meninas tiveram um cuidado e um carinho com o Mateus que parecia que estávamos em casa. O tempo dele foi respeitado, assim como a disponibilidade para as posições das fotografias. Escutamos a playlist do nascimento durante todo o ensaio”
O resultado fez valer qualquer pontinha de preocupação.
“Durante o ensaio já tinha ficado apaixonada. A Fê e a Mari nos mostraram algumas fotos. E a cada posição clicada eu ficava babando. Quando recebi o trabalho final fiquei completamente apaixonada e satisfeita. As fotos além de muito bonitas têm um olhar sensível e conseguiram captar toda a felicidade e amor que estávamos sentindo naquele momento”
Entre as preocupações que as fotógrafas percebem nos pais, a principal e mais frequente é com o sono do bebê. Segundo Fernanda, é importante respeitar a rotina dele, por isso, paciência é palavra de ordem durante os ensaios, que não costumam ser longos.
“Pedimos a disponibilidade de quatro horas para a sessão, mas normalmente, realizamos com apenas duas. Nesse período, nós garantimos que, se o bebê estiver saudável, alimentado e confortável, ele irá dormir sim. E para não alterar a rotina dele, pedimos aos pais para não marcarem dois ‘eventos’ no mesmo dia, assim, evitamos um dia agitado”
Cuidados na hora do clique
Os ensaios newborn exigem maior cautela e alguns preparos especiais, que garantem assim o bem-estar e conforto do bebê. O resultado de uma fotografia bem feita e realizada com todos os requisitos necessários acaba estampado no rostinho deles, que apesar do pouco tempo de vida já consegue transmitir expressões de alegria e tranquilidade.
Uma breve massagem antes de começar os cliques do bebê, por exemplo, pode fazer toda a diferença para o sucesso das fotos, detalhe que acabou se tornando um diferencial de Mariana e Fernanda.
“Quando percebemos que a barriguinha do bebê está cheia, fazemos uma massagem para ele eliminar os gases, por ventura evacuam, e assim ficam mais relaxados”
Alguns cuidados, porém, são indispensáveis antes e durante o ensaio. Confira alguns deles:
Higienização do espaço.
“O estúdio é higienizado com álcool 70, além de todos os materiais que utilizamos na sessão. Os pais entram com propé para não contaminar o ambiente. Além disso, trabalhamos com máscaras” destaca a fotógrafa Mariana Mascarenhas.
Ambiente climatizado com uso de aquecedor.
“A temperatura do estúdio é um ponto importantíssimo, pois o bebê geralmente fica peladinho, portanto, deve estar entre 28 e 30 graus”, aponta Mariana.
Usar aparelhos ou aplicativos que reproduzam o barulho do útero.
Ter sempre em mãos mantas, roupinhas e acessórios hipoalergênicos.
Respeitar a individualidade do bebê.
“Enquanto alguns não se importam com o toque nas mãozinhas, pezinhos etc, outros podem se incomodar”,
Amamentação por livre demanda.
Depois de esclarecer as dúvidas e se certificar de que tudo está dentro dos conformes, é só acompanhar os momentos e fofura e curtir o resultado.