Uma das principais dúvidas das mamães é quando começar a escovar os dentes do bebê. Afinal, os dentinhos de leite são bastante sensíveis e frágeis, logo é normal ter medo de machucar.
Para que você fique mais tranquila em relação a essa prática, preparamos este artigo especial para ajudá-la a entender tudo sobre quando os dentes começam a aparecer, quando começar a escovar e como fazer isso.
Vamos lá?
Os dentes de leite do bebê começam a crescer a partir dos 6 meses de idade, podendo variar de criança para criança. Eles geralmente aparecem na frente, localizados na gengiva inferior. Já o segundo dente costuma aparecer depois de duas a três semanas, ao lado do primeiro nascido.
O ritmo dos próximos dentes costuma seguir esse padrão. As crianças têm 20 dentes de leite e todos eles já devem ter nascido até os 3 anos de idade.
Aproveite e confira: Como aliviar o incômodo do nascimento dos dentes
A higiene oral deve começar antes mesmo de o primeiro dentinho nascer. Isso porque mesmo o leite materno pode acumular bactérias na boca da criança. Ao mesmo tempo, começar esse processo cedo faz com que o seu filho se acostume à escovação e não tenha problemas no futuro.
Nos primeiros seis meses de idade, essa limpeza nas gengivas deve ser feita com um paninho ou gaze enrolada no dedo. Existe também um item conhecido como dedeira, responsável por ajudar as mamães nessa tarefa.
Não se deve usar pasta de dente nessas primeiras escovações. Os paninhos podem apenas ser molhados com água morna para não machucar o bebê.
Assim que os primeiros dentinhos surgirem na boca, você já pode fazer a transição para a escova de dentes.
A primeira escova de dentes deve ter cerdas o mais macias possíveis, além de ter a cabeça pequena para conseguir alcançar todas as partes da boca. Porém, também é recomendado que você apenas molhe a escova em água morna neste período.
Após o 1° ano de idade, você já pode começar a usar a pasta de dente indicada para bebês dessa idade. Nunca se esqueça de conferir as recomendações no rótulo! Esse tipo de produto conta com uma quantidade reduzida de flúor e não oferece riscos para a saúde da criança.
A quantidade ideal de pasta de dente pode ser medida de acordo com a unha do dedo mindinho do bebê. Escove os dentinhos com suavidade, com cuidado para não machucar as gengivas.
A escovação deve ser feita 2 vezes ao dia, sem esquecer de limpar a língua e as bochechas da criança.
O ideal é que as escovas sejam trocadas entre 3 ou 4 meses para escovar os dentes do bebê com segurança. Como as cerdas são finas e macias, é normal que elas demorem pouco tempo para se desgastar.
Porém, como a boca do bebê é bastante sensível, esse desgaste pode acabar machucando a língua e as bochechas. Por isso, preste atenção na consistência das cerdas e na aparência geral da escova. Assim, você saberá qual é a melhor hora de trocar.
Assim que o bebê puder segurar a escova com segurança, você pode começar a ensiná-lo o processo de escovação. Assim, ele pode começar a escovar os próprios dentinhos e se acostumar com a tarefa. Porém, tente sempre escovar ao final para garantir a limpeza.
Isso geralmente acontece entre os 3 e 4 anos de idade.
Não se esqueça também de levar a criança ao dentista pelo menos uma vez por ano para garantir que os dentes estão crescendo da melhor forma.
Pronto! Agora você já tem uma ideia melhor de quando e como começar a escovar os dentes do bebê.
Caso você ainda tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Não se esqueça também de compartilhar o artigo nas redes sociais!
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…