Todos os bebês aos nascer nascer tem dificuldade de enxergar, apresentam apenas o reflexo da contração da pupila na presença de luz. Eles enxergam apenas vultos e a uma distância de no máximo 30cm portanto se forem adequadamente estimulados, logo chegarão ao estágio da visão que conseguem perceber sombras e silhuetas. Neste caso quanto maior o contraste da figura com o fundo, mais fácil será para ele enxergar. E qual é o maior contraste que há? Preto no branco!!!
Por isso que bebês recém nascidos dificilmente se interessarão por móbiles coloridos ou brinquedos eletrônicos, na verdade nessa fase inicial o ideal é fugir deste tipo de brinquedo que acaba deixando o bebê irritado e estressado ao invés de acalmá-lo e guardar para quando ele já estiver enxergando melhor.
O móbile MUNARI foi desenvolvido por um arquiteto italiano Bruno Munari e utilizado para estimulação da visão de bebês por Maria Montessori. Os bebês ficam incrivelmente hipnotizados observando o movimento desse móbile devido ao contraste preto e branco que os deixa confortáveis uma vez que os recém nascidos só enxergam esse tipo de contraste no início. O bom que não precisa ser comprado pois é bem fácil de se fazer em casa e barato. Por isso vale a pensa reservar um tempinho entre uma soneca do bebê e outra para fazer este móbile.
1- A esfera pode ser de plástico transparente, tipo aqueles porta retratos que são duas metades que abrem pra você colocar uma foto dentro e já tem alcinha para pendurar. Ou algum outro objeto de plástico transparente que ofereça um contra-peso no móbile.
2- As formas geométricas para serem impressas estão disponíveis, após imprimir em folha branca normal, passar o molde para um pedaço de papel mais duro como papel cartão ou outro tipo de papel mais durinho, após colar as imagens frente e verso no papel cartão formando uma espécie de “sanduíche”. Não se pode pendurar apenas as folhas impressas, pois é necessário um contra-peso para o móbile se sustentar. Abaixo segue um esquema de como as imagens e a esfera plástica precisam ser montadas:
3- As hastes podem ser feitas com palito de churrasco e para pintar pode-se usar spray branco e preto ou tinta de madeira. Na haste bicolor pode-se usar fita isolante, partir ela em dois no sentido do comprimento e enrolar na haste branca.
4– Para pendurar as imagens nas hastes, pode-se usar fio de nylon ou linha de costura preta. Para fixar melhor o fio de nylon nas imagens pode-se usar um pouco de cola quente se necessário.
Após montar o móbile, coloque o bebê em um espaço confortável como um colchão, colchonete, edredon, etc…e pendure o móbile cerca de 8-10cm do seu campo de visão. Deixe o bebê curtir essa nova atração, certamente ele ficará um bom tempo observando seu novo “brinquedo”.
Aproveite e confira também:
Uma aventura cheia de ciência, mistério e conexão com outros clássicos de Verne. A Ilha…
Vivemos em uma era em que a tecnologia faz parte do nosso dia a dia…
Criar filhos é um dos maiores desafios e, ao mesmo tempo, um dos maiores privilégios…
A saúde bucal infantil é essencial para o bem-estar geral da criança e influencia diretamente…
Desenvolver hábitos alimentares saudáveis desde a infância é um presente que levamos para a vida…
Nem sempre o problema é “falta de vontade”. Muitas crianças têm dificuldade de concentração por…