Se seu filho está comemorando o aniversário em plena quarentena, saiba que existem formas de celebrar esse momento. Veja como fazer uma festinha durante a pandemia.
Um dos momentos mais esperados do ano pelas crianças (e pelas famílias) é a festa de aniversário. Seja uma pequena comemoração na escola, uma reunião familiar no salão do prédio ou uma festa de grandes proporções, a celebração é obrigatória no calendário de muita gente. Mas como lidar quando uma pandemia impede todo tipo de aglomeração?
Para que a data não “passe em branco”, você pode fazer uma pequena comemoração de aniversário na quarentena. Veja como fazer uma festinha durante a pandemia para curtir esse dia especial com as crianças e a família, da melhor forma possível.
Adapte os principais elementos para uma versão menor
De forma geral, festa de aniversário tem decoração, salgadinho, docinho, um bolo e muitos balões. Tudo isso pode ser feito em um formato bem menor, em sua casa. Na internet e até nos supermercados é possível encontrar pequenos kits para festinhas, com pratinhos, posters, chapéus e balões. É só comprar, organizar um espaço na sala e fazer sua decoração.
Quanto aos salgadinhos e ao bolo, na maioria das cidades esse tipo de serviço de entrega continua funcionando, mesmo na quarentena. Alguns negócios passaram a disponibilizar kits menores, justamente pensando nas famílias em isolamento social. Assim, você pode montar uma mesa com direito à bolo e parabéns, sem ter tanto trabalho em casa.
Faça um vídeo montagem com os melhores momentos do ano
Se tem algo que toda mãe tem no seu celular é uma pasta cheia de fotos e vídeos de registros dos pequenos. Para celebrar o aniversário, vale criar um vídeo especial reunindo os melhores momentos do ano. É uma forma de relembrar fases alegres e ainda compartilhar com seus familiares e amigos nas redes sociais.
Para essa tarefa, você vai precisar baixar aplicativo para fazer vídeos com fotos e músicas. Uma opção segura e simples de utilizar é o FilmoraGo, que apresenta um minitutorial assim que você começa a utilizar o app. Ainda que conte com uma versão paga, a versão gratuita é bem completa, com a possibilidade de inserir músicas, legendas, elementos, efeitos, enfim.
Quando você concluir o projeto, pode salvar e publicar direto nas suas redes sociais ou enviar pelo Whatsapp. Assim, toda a família pode curtir os pontos chave do último ano, junto com você.
Outra opção de editor de vídeos é o Clipchamp, uma plataforma que permite criar vídeos em questão de minutos. Com esse editor online, qualquer pessoa pode produzir ótimos conteúdos de graça, como vídeos para YouTube, anúncios para o Instagram e até apresentações profissionais.
Aproveite e confira:
Transmita a festinha pela internet
Por mais que as crianças se divirtam nas festas de aniversário, são os adultos que realmente aproveitam o momento para reunir a família e os amigos e colocar a conversa em dia. Nesse sentido, você pode reunir todas as pessoas importantes em uma vídeo chamada.
Você pode fazer uma reunião no Google Meeting, que até 1º de julho vai manter todos os recursos premium de forma gratuita, o que significa fazer reuniões online com até 250 participantes simultâneos e transmissão para mais de 100 mil pessoas. Outra opção é a transmissão via Live no Instagram ou no Facebook. Sem dúvida, vai ser uma forma bem diferente de assoprar as velinhas!
Outras ideias para celebrar
Agora, se pelos mais variados motivos uma festinha pequena não se enquadrar na sua realidade, é possível utilizar outras ideias para celebrar o aniversário das crianças. Uma sugestão é fazer um café da manhã especial, com um bolo bem gostoso (que você mesma pode fazer) e um tempo totalmente dedicado à criança. Uma noite de cinema em casa também é uma opção divertida e barata, onde tudo a criança escolhe o filme e você faz pipoca (e brigadeiro) para acompanhar a sessão. Por fim, dá de fazer um acampamento dentro de casa, com barracas de cobertor, algumas guloseimas e jogos.
Lembre-se que, no final, as crianças são muito mais ligadas ao emocional do que ao material. Tenha certeza de que uma reunião informal, seja com café da manhã, cinema em casa ou acampamento, pode marcar muito mais na memória do que grandes comemorações. O segredo é aproveitar o momento, independentemente das condições.
A volta das festinhas
Muitos estados brasileiros já estão anunciando uma flexibilização nas restrições de reuniões de pessoas, com a volta às aulas e a circulação do transporte coletivo, mas ainda é cedo para saber se haverá uma liberação para as festinhas. E mesmo que esse tipo de reunião volte a acontecer, você se sentiria confortável em fazer ou ir à uma festa?
Para muitas famílias, a resposta é não. Assim, é bem possível que os aniversários passem por “adaptações” por mais tempo. De qualquer forma, se você optar por uma celebração bem pequena, é só seguir nossas dicas e se divertir!
O desfralde é um marco importante na vida de qualquer criança, representando um grande passo…
Criar um ambiente de aprendizado estimulante em casa é um dos maiores presentes que você…
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…