Se você quer saber qual é o Borogadó de uma festa infantil com o tema do Sítio do Pica Pau Amarelo, te digo já: O famoso Pó de Pirlimpimpim!
Quem cresceu lendo as histórias de Monteiro Lobato ou assistindo as mais variadas versões do programa na televisão sabe o quanto este cenário é rico em referências infantis, da cultura, folclore brasileiro e do imaginário das crianças.
E por ser esse lugar mágico, cheio de pó de Pirlimpimpim, vou me permitir ilustrar algumas idéias com fotos, e descrever tantas outras que me vieram a cabeça, mas que são fáceis de reproduzir com um pouco de artesanato e idéias de mães, quer ver?
A festa infantil tradicional do Sítio do Pica Pau Amarelo tem que ter um clima de fazendinha. Apesar de ser um “sítio”, ele era bem maior e tinha uma variedade incrível de fauna e flora. Tinha até uma caverna da Cuca! Os buffets e empresas especializadas em decoração de festas possuem composições riquíssimas como esses dois exemplos.
Essas duas mesas ilustram bem todos os personagens e ainda utiliza objetos e tecidos que remetem o conceito de fazenda, sítio, como é o caso das rodas, dos caixotes, galinhas de pano, o tecido xadrez, objetos de palha e madeira rústica.
Nas duas mesas também são usados na decoração livros, que fazem referência tanto à obra, como da paixão do Visconde Sabugosa por leitura.
Mas você também pode improvisar! Improvisar em partes, é claro. Se você decidir contratar um buffet para ficar por conta do que será servido e das bebidas, faça você a decoração. Uma casa de artigos de festa infantil sempre terá opções que remetem a idéia de fazenda, pois elas são base para vários outros temas.
Mas para dar um charme a mais à decoração, você pode recorrer às artistas dos artesanatos em feltro ou em espuma. No site Elo 7 encontrei esses três kits de personagens à partir de R$262,00 (preço em 2015), e você também pode comprar os personagens avulsos caso queira fazer uma festa só da Emília, por exemplo.
Dê preferência a um cardápio mais rústico também, com pipoca, bolo de cenoura, pé-de-moleque e etc. Toda vez que você consegue levar o tema também para os alimentos que serão servidos, mais rica fica sua decoração!
Festas com tema de livros sempre são um incentivo à leitura, como é o caso da festa do Menino Maluquinho que propomos neste post AQUI. Por isso, também sugerimos que as lembrancinhas e as atividades de recreação durante a festa sejam mais educativas. Que tal dar dedoches de lembrancinhas? Eles servem tanto para brincar, como para ponteiras para o lápis da criançada!
Olha, se eu pudesse fazer de conta, faria uma festa infantil do sítio do Pica Pau Amarelo no Reino das Águas Claras, com o casamento da Narizinho e tudo mais! Uma aventura do Pedrinho e do Saci! E que tal um Halloween da Cuca aproveitando que o dia das bruxas está chegando?
Seria tão bacana sair fora do básico, e ainda assim, sem complicar demais. Bastaria misturar um pouco de enfeites do fundo do mar com os personagens do sítio, ou uma decoração de Halloween com muitas Cuca’s espalhadas!
Estranho ou não, um dos faz-de-conta mais conhecidos e amados do Brasil nos permite soltar a criatividade e viajar nesse mundo tão divertido.
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…
Escolher os brinquedos educativos certos pode ser uma tarefa complexa para pais que querem promover…