Uma festa infantil sustentável pode nem sempre rimar com simplicidade, pois podemos correr o risco de achar que ambos andam juntos mas nem sempre é assim.
Por isso na hora de pensar em uma festa sustentável para seu filho, você também precisa ter em mente que ela também na medida do possível pode ter mais simplicidade, lembrando que o menos é mais, mais alegria, mais infância, mais vida, mais brincadeiras e menos enfeites, mais amizade e menos gastos, o que fica na lembrança de uma criança não são as festas de arromba, mas os abraços e beijos desse dia tão especial, da companhia das pessoas que amamos, do apagar das velinhas, com a promessa de um futuro pela frente.
E toda festa começa pelo convite, e neste caso, quanto menos papel melhor, por isso utilize os programas que permitem que você possa bolar seu próprio convite de aniversário, e depois é só enviá-lo por email ou whats para os seus convidados. Assim você tem um belo resultado, sem custos e com sustentabilidade.
Eles são clássicos em festas infantis, mas são feitos de plástico e seu material agride muito o meio ambiente. Além de que o gás hélio (do qual eles são cheios) é uma fonte não renovável e é utilizado nos setores de medicina e ciência, ou seja, seu consumo para itens supérfluos deve ser repensado, pois seu esgotamento pode ser um problema no futuro. Outro fator que deve ser considerado também é que os balões também são perigosos para as crianças pequenas, é muito comum um deles estourar nas festas infantis e os pedaços podem ser facilmente ingeridos pelas crianças, trazendo complicações seríssimas.
Eles podem ser substituidos por bandeirolas, móbiles, flores, fitas, paineis, etc.
Aproveite e confira:
Vamos retomar a infância verdadeira, comidas verdadeiras e bolos verdadeiros. Nossa geração é virada em coisas fake, inclusive o bolo é fake, e não basta ser fake o material com o qual são confeccionados, agride o meio ambiente, pois geralmente eles são feitos de isopor. Opte pelos bolos verdadeiros, com decoração ou sem, nada melhor do que ter um bolinho com gostinho de festa verdadeira, que é cortado e servido para os convidados depois do parabéns.
Quando pensamos em trocar os descartáveis, logo imaginamos trocar os itens de plástico por itens de papel, mas o papel da mesma forma que o plástico gera lixo, ou seja, só será utilizado uma vez, ele não pode ser reutilizado, o que o difere do plástico é que sua degradação no meio ambiente é mais rápida e ele também pode ser compostado.
A melhor opção são itens que você pode reaproveitar em outras ocasiões não gerando lixo, por isso troque os descartáveis como pratos, copos e garfos por itens de madeira, vidro, inox ou plástico durável (que pode ser reaproveitado). Aposte em cores neutras que
podem ser facilmente incorporadas a outras decorações. Mesmo que o investimento inicial seja um pouco mais alto, se você for reutilizar os itens em outras festas, terá a economia a curto e médio prazo.Tenha em mente em primeiro lugar, aproveitar o que você tem em casa, para servir de decoração, fazendo algumas adaptações é possível usar muita coisa que você tem na sua própria casa, basta usar um pouco de criatividade.
As opções “Faça Você Mesmo” também são perfeitas para esse momento, com restos de madeira, de obras, é possível apenas fazendo algumas pinturas e ajustes ter peças lindas para a decoração como suporte de mesas, painéis, quadrinhos, bandejas, etc.
Outra opção para as decorações é utilizar itens de porcelana e vidro que podem ser reaproveitados em outras festas, neste caso opte por cores neutras que possam ser agregadas em diversas outras decorações.
Nesse quesito, desembale menos e cozinhe mais, ou seja, opte pelas comidinhas e bebidas que possam ser produzidas em casa. Além de ser uma opção saudável também é uma opção sustentável, pois gera menos lixo como plástico, papel, etc.
Para as bebidas opte pelos sucos de frutas da época (que são mais saborosas e tem um custo mais baixo) e que podem ser feitas em casa. Não esqueça de servir água (pois as crianças bebem muita água nos aniversários) e uma opção para os adultos pode ser água saborizada (água com pedaços de frutas e gelo).
Já para as comidinhas, primeiro tenha em mente o número de convidados e faça a conta de quanto comida será necessária, assim evitando o desperdício. Você pode fazer um buffet com comidinhas do tipo sirva-se você mesmo, com uma mesa baixa para que as crianças possam alcançar a mesa sem a ajuda dos adultos e poderem se servir ao longo da festa. Para isso escolha algumas opções de comidinhas, as vezes menos quantidade significa mais qualidade, é melhor poucos pratos mas que sejam gostosos e de agrado do público geral da festa.
Aposte nas opções mais criativas como pedir para seu filho fazer desenhos em papel ou em um quadro para dar de presentes para os amigos. Ou uma caneca de vidro que os convidados usem na festa para tomar suas bebidas e no fim podem encher com doces e levar para casa.
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…
Escolher os brinquedos educativos certos pode ser uma tarefa complexa para pais que querem promover…