Não deixe os preparativos importante para a última hora. Tenha um plano de ação pronto para quando você entrar em trabalho de parto – o que pode ocorrer bem antes do que imagina.
O bebê pode chegar antes da hora, então esteja certa de que você e seu parceiros estão confiantes em recebê-lo. Cuide dos aspectos práticos, como arrumar alguém para cuidar das outras crianças (caso você tenha mais filhos), ou até para cuidar do seu gato e cachorro. Peça ajude se necessário, para pais e amigos. Arrume a mala para o hospital e relaxe.
Pés inchados?
Você está sentindo que seus pés estão inchados e apertados nos sapatos? Pés e tornozelos inchados, efeitos do chamado edema, acontecem pelo excesso de líquido que escoa para os tecidos, devido ao volume aumentado de sangue.
No final da gravidez o inchaço é comum e piora durante o calor.
Para ajudar a diminuir o inchaço você pode:
- elevar as pernas quando estiver sentada,
- girar os pés,
- deitar-se com os pés pra cima,
- usar meio calça de suporte também melhora a circulação e
- beba muito líquido, especialmente água.
Nadar é relaxante:
Embora você possa se sentir muito grande para se exercitar, nadar é uma ótima atividade para o fim da gravidez. A água suporta o peso da barriga, e você vai se sentir mais leve do que o normal. Tente um nado suave e relaxe na água. Pense também em aulas de aquanatal, que têm exercícios criados especialmente para mulheres grávidas.
Repouso:
Próximo ao fim da gravidez há algumas circunstâncias em que você precisa ser levada ao hospital para ficar de cama.
- Se você tiver contrações, mas a bolsa não estourar.
- Se tiver pré-eclâmpsia. Você será medicada para reduzir a pressão sanguínea.
- Se tiver deslocamento prematuro de placenta, ou seja, a placenta se separa do útero.