A hidroginástica é um exercício que faz bem em qualquer fase da vida, ainda mais quando é aplicada na gravidez. O que muitas mulheres não sabem é que a hidroginástica para gestante é bastante recomendada por ser um exercício com intensidade moderada.
Além disso, na hidroginástica para gestante a futura mamãe fica flutuando na água, o que contribui para aliviar o peso extra da gestação e a diminuir o impacto dos movimentos sobre as articulações do corpo.
Estudos realizados pela Universidade de Campinas (Unicamp) apontaram que a prática da hidroginástica para gestante poderia contribuir para amenizar as dores do parto, reduzindo portanto a quantidade e a necessidade de anestesia.
Apesar de as conclusões dessa pesquisa serem promissoras, ainda não há trabalhos científicos de grande porte que comprovem tais efeitos.
Assim como qualquer esporte, a prática da hidroginástica para gestante requer liberação médica e alguns cuidados, como:
Durante as aulas, fique de olho em sua disposição e respiração. Se a sensação for de quem subiu uma ladeira correndo, é porque foi longe demais.
Se você não consegue falar normalmente durante os exercícios, está vermelha e ofegante, é preciso diminuir o ritmo ou até parar.
Quando a mulher fica esbaforida, pode faltar ar para o bebê também.
Ouça seu corpo.
Outra orientação fundamental é não ir para as aulas em jejum (mais de três horas sem comer). Os especialistas recomendam tomar um bom café da manhã (ou lanche, se a aula for à tarde ou à noite) cerca de uma hora antes dos exercícios, e não esquecer de ingerir líquidos antes, durante e depois da atividade física para evitar a desidratação.
Ouça o seu corpo. Se achar que uma atividade não é boa para você, não faça, e sempre verifique com um médico se o seu instinto está mesmo correto.
Sendo realizada com o acompanhamento de um instrutor e com cuidado, a hidroginástica para gestante durante a gravidez será uma mais valia para a gestante.
Sentirá, entre outras coisas, o alívio das dores, o aumento energético, uma sensação de tranquilidade e bem-estar e, globalmente, uma melhor forma física.
Mulheres deverão conversar com seu obstetra e/ou ginecologista antes de optarem pela prática de hidroginástica pré-natal se:
Algumas mulheres se queixam de sofrerem muitas lesões durante o período de sua gravidez. Isso se deve à produção do hormônio relaxina, que é responsável pelo “afrouxamento” da musculatura e articulações, visando facilitar a passagem da criança pela pelve na hora do nascimento.
Por esse motivo, entre outros, a hidroginástica para gestante é o exercício que menos provocará lesões durante a gravidez.
Então, o que achou da hidroginástica para gestante? Ela pode ser de grande ajuda nos momentos em antecedem a chegada do bebê, deixando a mais relaxada a pronta para receber seu bebê.
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…
Escolher os brinquedos educativos certos pode ser uma tarefa complexa para pais que querem promover…