Confira aqui as dicas de como fazer a higienização dos brinquedos de acordo com o material deles.
Você sabia que os brinquedos são acumuladores de microorganismos como fungos, bactérias e até mesmo vírus como tem se discutido em relação ao Covid-19, portanto é preciso atenção nos inofensivos brinquedos das crianças, pois podem ser agentes de propagação e responsáveis por doenças se não forem corretamente higienizados.
Algumas dicas gerais para a higienização dos brinquedos:
- Lavar periodicamente os brinquedos com água e sabão, após enxaguar;
- Deixar secar naturalmente, em local arejado e com bastante sol;
- Utilizar álcool 70% casos os brinquedos sejam compartilhados com outras crianças como em escolhinhas, crechês, hospitais, etc.
Vejamos agora alguns cuidados específicos para cada tipo de material:
Brinquedos de Borracha e EVA
Os típicos brinquedos de banho, estes após o banho deve se esvaziar a água acumulada dentro deles para evitar mofo e semanalmente deve ser feita a higienização dos itens, com água e sabão e secagem natural, devem ser lavados por dentro e por fora, pois eles acumulam água dentro que permite a disseminação de fungos e bactérias. Opte por brinquedos de banho nas opções que não tenham furos, nem partes que permitam a entrada de água, sendo assim mais higiênicos.
Também nessa categoria entram os mordedores que os bebês usam bastante durante a fase de dentição, como eles são constantemente levados a boca, precisam ser higienizados diariamente com água, sabão e após utilizar álcool 70%.
Aproveite e confira:
- 7 dicas para organizar os brinquedos das crianças
- 17 Idéias de como brincar com massinha de modelar
- Brincadeiras para o confinamento: Como entreter as crianças?
Brinquedos de Metal
O cuidado com os brinquedos de metal é que eles podem enferrujar, então evite utilizar água para a higienização deles. O mais recomendado é utilizar álcool 70% e um paninho macio para realizar a higienização, tenha atenção aos cantinhos e detalhes dos brinquedos que podem ser limpos com o auxílio de um cotonete.
Se o brinquedo não for de ferro (cuidado para os que possuem apenas algumas peças de ferro, como pregos), pode-se higienizar com água, sabão ou detergente e uma escovinha de limpeza, após enxaguar deixe secar naturalmente e só guarde o brinquedo após se certificar que ele está devidamente seco.
Caso haja alguma peça enferrujada, veja a possibilidade de trocar a peça ou se uma mão de pintura nova resolveria, senão o mais indicado é descartar o brinquedo.
Brinquedos de Madeira
Os brinquedos de madeira são lindos e muito educativos, duram mais e ajudam no desenvolvimento da criança. O grande problema é a higienização pois precisa se ter muito cuidado para evitar o mofo que é muito comum em peças de madeira e MDF. O mofo por sua vez pode causar diversos problemas respiratórios, de leves até graves, portanto é preciso ter muita atenção à focos de mofo em brinquedos que a criança manuseia com regularidade, colocando as mãos e levando a boca e nariz.