Nada melhor que colocar no papel os nossos pensamentos, as listas de coisas que precisam ser feitas ou compradas, que tal aprender a usar um mapa mental? Continue aqui!
Se alguém pudesse entrar dentro da cabeça de uma mãe, veria que lá dentro se passam mil informações por hora, e o melhor é que tudo está interligado, mas as vezes pode dar uns “tilti” com tantas coisas que precisamos pensar, tantas decisões a tomar, tantas demandas a serem feitas e portanto nada melhor como colocar no papel os nossos pensamentos, as listas de coisas que precisam ser feitas, ou compradas, etc.
Você sabia que quando colocamos no papel o que está na nossa mente (pensamentos, idéias, afazeres, listas, metas, etc.) nós conseguimos desafogar nossa mente?! É como se nossa mente fosse ficando cada vez mais “pressionada” de tantas coisas e quando colocamos no papel essas tantas coisas, “aliviamos” nossa mente, e claro além de conseguirmos organizar melhor nosso tempo e nossa vida.
E para esse processo de “esvaziar” a mente colocando tudo no papel, existe uma forma muito legal de organizar nossos pensamentos, que é chamado de mapa mental.
Mapa mental é um diagrama que permite que você consiga organizar suas ideias de forma simples e lógica, representando-as visualmente através de resumos cheios de símbolos, cores, setas, frases de efeito, etc. Essa técnica foi criada no final da década de 60 por Tony Buzan, um consultor inglês e tem como objetivo organizar o conteúdo e facilitar associações entre as informações destacadas.
Como o próprio nome já diz, serve para se orientar mentalmente. Ajudando não só a orientar os detalhes na nossa cabeça mas a memorizar fatos vistos/vividos/estudados. Pois estudos científicos já demonstraram que nosso cérebro tem mais facilidade em gravar imagens do que palavras, assim os mapas mentais estimulam nossa memória por se tratarem de representações gráficas como fotos, desenhos, cores que serão mais facilmente lembrados por nossa memória.
Abaixo segue algumas orientações que podem lhe ajudar no processo de criar seu próprio mapa mental:
1- Primeiro passo é pegar uma folha em branco (pode ser A4) posicione ela na horizontal;
2- Coloque no centro da folha o tema do seu mapa mental, a dica é fazer algum desenho, símbolo ou gráfico bem marcante que represente a idéia central do seu mapa mental;
3- Faça conexões a partir desse elemento central. Uma ideia é puxar setas para representar cada nova associação, pois a partir desse ponto central é que você desenvolverá todo o seu mapa mental, e organizará as principais informações que precisam estar nele;
4- Use palavras-chave para que seu mapa mental fique resumido e objetivo, as escreva usando letras minúsculas ou maiúsculas;
5- Coloque cada palavra/imagem sozinha e em sua própria linha; as linhas devem estar conectadas a partir da imagem central; As linhas centrais são mais grossas, orgânicas e afinam-se à medida que irradiam para fora do centro; Faça as linhas do mesmo comprimento que a palavra/imagem que suportam;
6- Use várias cores em todo o mapa mental, para a estimulação visual e também para codificar ou agrupar;
7- Use ênfases e mostre associações no seu mapa mental;
8- Mantenha o mapa mental claro, usando hierarquia radial, ordem numérica ou contornos para agrupar ramos;
9- Tenha seu próprio estilo pessoal ao criar seus mapas mentais, quanto mais pessoais eles forem mais sentido eles farão para você, o objetivo é que quando você colocar o olho no mapa mental você precisa conseguir associar informações na hora, portanto:
Outro ponto muito importante na construção do seu resumo é você decidir o que cada elemento representará. Tudo tem que ter sentido, com diferentes significados.
Aproveite e confira:
Também é possível criar um mapa mental online se você não é daquelas que curtem papel e caneta, para isso existem muitas ferramentas disponíveis:
Você não precisa ser a pessoa mais criativa do mundo para fazer mapas mentais, pois eles são fáceis, intuitivos e personalizados, ou seja, você irá criá-lo como melhor lhe atender o uso dessa ferramenta. O que você basicamente precisa é de canetas coloridas e um pouco de imaginação, pois o mapa mental precisa ter desenhos diferentes, cores, ilustrações, etc que você pode depois associar.
Importante mencionar que o ideal é criar particularidades diferentes para cada assunto que será abordado nos mapas mentais, ou seja para cada assunto um mapa mental diferente, isso ajudará você a não se confundir.
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…
Escolher os brinquedos educativos certos pode ser uma tarefa complexa para pais que querem promover…