Desde o nascimento, a criança está em constante desenvolvimento, podemos observar que ao passar dos dias, meses, ela vai adquirindo pouco a pouco o controle do seu corpo e desenvolvendo habilidades motoras, sociais, cognitivas que são essenciais para o seu crescimento.
Dentre essas habilidades, podemos ressaltar a coordenação motora que é a capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento, de forma ampla ou minuciosa.
De forma ampla temos a coordenação motora grossa, que utiliza os músculos maiores responsáveis pelas habilidades de correr, pular, subir e descer escadas, chutar, pedalar, arremessar, etc.
De forma minuciosa temos a coordenação motora fina, que envolve os músculos dos dedos, das mãos, ao redor dos olhos e boca responsáveis pelas habilidades de escrever, pintar, rasgar, colar, costurar, etc.
O domínio das habilidades motoras é fundamental para as crianças, para seu desenvolvimento e consequentemente também para sua alfabetização. Isso mesmo, a coordenação motora grossa e fina contribuem conjuntamente no processo de alfabetização.
Primeiramente proporcione à elas tempo ao livre, MUITOO tempo ao ar livre, as crianças principalmente na idade de 0-6 anos precisam brincar, e esse brincar é brincar livremente, correr, pular, explorar o mundo a sua volta, é dessa forma que a criança irá “aprender” nessa faixa etária, através do BRINCAR.
O movimento e as atividades físicas são os principais estímulos que o cérebro da criança precisa, por isso proporcione a ela muito tempo para brincar livre.
Juntamente com o tempo ao ar livre, podemos oferecer também algumas atividades dirigidas para ajudar à criança a explorar ao máximo a sua capacidade motora e cognitiva.
Aproveite e confira:
Esse é muito legal e você usar o que tiver em casa, basta usar a criatividade. Você pode usar almofadas como obstáculos, ou fazer um caminho no chão com giz ou fita adesiva, indicando o caminho a seguir e ao longo do caminho você irá colocando obstáculos como uma cadeira para a criança passar por cima, uma corda esticada para a criança passar por baixo, um bambolê para ela pular dentro ou fora, a brincadeira rola solta conforme a criatividade, as crianças vão amar, vai render muita diversão e muita energia gasta!
Desenhe uma linha no chão, com giz, ou com uma fita adesiva, faça uma linha reta e peça a criança para ir caminhando um pé atrás do outro pela linha. Comece com a linha reta, depois vá fazendo variações, como uma linha torta, linha em zigue-zague, andar de lado pela linha, andar de costas, ou ainda andar vendado, aumentando assim o nível de dificuldade da brincadeira.
É a brincadeira da estátua, você pode criar uma playlist com músicas infantis, e dance com a criança livremente, quando a música parar, a criança tem que parar na exata posição que estava dançando.
Crianças amam bexigas, só o fato de brincar de “bater” na bexiga sem deixar ela cair no chão já dá muita brincadeira, mas aprimorando essa brincadeira você pode usar raquetes e simular um jogo de tênis só que ao invés da bolinha, usando a bexiga. Bom realizar essa brincadeira em um lugar que tenha bastante espaço.
Em vez de desenhar com as mãozinhas, experimente pedir que as crianças façam desenhos com os pés, coloque um papel na parede, e ponha elas deitadas no chão de frente para a parede e peça a elas que desenhem livremente com os pés, para isso você pode usar tinta (para os menores) e lápis, canetinha para os maiores. Vai render boas risadas, dá até para fazer um concurso no final de qual desenho ficou mais engraçado.
Nunca subestime uma caixa de papelão, ela pode fazer milagres. Crianças não precisam de muito para se divertir, parece clichê mas não é, uma caixa de papelão para a mente de uma criança pode se tornar muita coisa, desde um barco, casa, carro, avião, etc. Estimula a criatividade e a coordenação motora pois a criança precisa entrar e sair da caixa de papelão, e o movimento de entrar e sair sem cair requer habilidade.
Que criança não ama correr?! Experimente pedir que ela corra dentro de um saco. Faça uma competição de correr dentro do saco, elas vão amar.
Coloque fitas espalhadas pelo corredor (melhor um lugar estreito, mas você pode adaptar), disponha as fitas como teia de aranha, e peça a criança para passar pelas fitas sem esbarrar nelas, estilo missão impossível.
Nessa brincadeira elas terão que andar ou correr com uma bola no meio das pernas (quanto maior a bola melhor), elas irão parecer pinguins andando desengonçadamente!
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…