Toda festa junina tem que ter: muita comilança, muita alegria e muitaaaas brincadeiras. Afinal festa junina sem brincadeira, sem barraquinha de jogos não é festa junina.
Está organizando a festa junina e está faltando idéias?
Começando pelo tradicionalíssimo “Casamento Caipira”, também chamado de “casamento na roça”. A idéia é organizar um casamento falso repleto de brincadeiras, aonde o enredo da história é o seguinte: a noiva fica grávida antes do casamento, e os pais dela obrigam o noivo a se casar, desesperado o noivo tenta fugir mas é impedido pelo delegado e seus policiais que arrastam ” o condenado” até o altar e o vigiam a cerimônia toda. Depois do casamento é realizado a quadrilha. Você pode incrementar algumas brincadeiras conforme for contando a história ou fazer algumas variações também.
Jogo que as crianças amam, você vai precisar de garrafas de plástico de refrigerante e argolas. Primeiro encha as garrafas com água, marque a linha de arremesso no chão, que deve ter em torno de 1,5metros de distância das garrafas. Cada participante deve receber argolas para suas tentativas. Vence quem acertar o gargalo das garrafas com o maior número de argolas.
A brincadeira consite em encher um copinho com milho. Coloca-se uma bacia com grãos de milho atrás de uma linha, a uma boa distância da bacia, coloca-se outra linha aonde ficarão os participantes reunidos aos pares. Nas duplas um fica com uma colher e o outro com o copo descartável. Quando o sinal for dado, os participantes correm até a bacia, enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada, onde colocam o milho no copo de sua dupla. Quem encher o copinho primeiro vence.
Outra brincadeira muito tradicional das festas juninas, consistem em acertar bolinhas dentro da boca do palhaço. O jogador tem cinco tentativas e a bolinha pode ser de plástico ou feita com meia.
Quem nunca foi em uma festa junina e quis receber um recadinho do correio elegante?! O Correio Elegante consiste em entregar mensagens durante a festa através de bilhetes. É designado uma pessoa que será o carteiro, ele estará ao longo da festa disponibilizando canetas e papéis decorados e também entregará os bilhetinhos para os participantes da festa. Pode rolar declarações, pedidos de namoro, de casamento, brincadeiras entre amigos, etc…
Aproveite e confira:
Mulheres versus Homens, Homens versus Homens, Times mistos versus Times mistos, enfim as possibilidades são inúmeras para provar qual time é o mais forte! No chão se faz uma linha para dividir o campo do jogo ao meio, assim os participantes são separados em dois times iguais. O meio da corda (que pode estar pintado ou representado por uma fita colorida) deve ficar encima da linha traçada no chão e quando é dado o sinal os participantes puxam a corda para o seu lado. Vence o grupo que conseguir fazer um participante do outro grupo pisar a linha traçada no chão.
Consiste numa corrida onde os participantes devem “correr” dentro de um saco de estopa , ou melhor dizendo pular dentro de um saco de farinha. Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida.
O objetivo é, com os olhos vendados, colocar o rabo do burro no lugar certo de um cartaz com a imagem do animal desenhada ou impressa. Tem que girar o participantes alguma vezes antes de começar a brincadeira, para ele perder o ponto de referência e depois deixar ele tentar acertar o rabo do burro.
Basta colocar várias latas empilhadas, em forma de triângulo. Os participantes tentam derrubar as latas atirando bolas feitas com meias. Vence quem derrubar mais latas.
Brincadeira divertida e super tradicional. Numa grande bacia ou piscina de plástico coloca-se peixinhos de madeira, papelão ou plástico. O objetivo é pescá-los com uma varinha. Você pode colocar imãs nos peixes ou fazer furinhos na ponta para que o anzol fisgue mais fácil.
Esta brincadeira é realizada em duplas. Quem está na frente apoia as mãos no chão e estica as pernas. O parceiro que fica atrás levanta as pernas do que está na frente, e fica entre elas, segurando na altura do joelho, como se a primeira pessoa fosse um carrinho de mão. Quando é dado o sinal, as duplas correm, um com os pés e o outro com as mãos. Ganha quem chegar primeiro no outro lado. Quem cair volta para a linha de largada e começa denovo.
Em algum local mais isolado da festa ou cercado por cadeiras se faz um espaço de “CADEIA”, algumas pessoas tomam conta desse local e durante a festa os participantes pagam ou indicam alguém para ser preso, os que cuidam da cadeia, vão atrás dessa pessoa e arrastam ela para a cadeia. E para sair de lá é preciso pagar uma prenda: fazer uma dança, cantar uma música, etc.
Os participantes são reunidos em duplas, coloca-se uma fita no tornozelo direito de um dos participantes que é amarrado ao tornozelo esquerdo do outro. Quando for dado o sinal as duplas de participantes devem correr até a chegada, vence a dupla que chegar primeiro. Cuidado para não se desequilibrar….
É um jogo de cartelas que vence quem marcar todos os números da sua cartela. Pode rolar um valor simbólico de prêmio ou algum outro presente que possa ser usado como prêmio.
É a dança típica de festa junina, então escolha os casais, fiquem de braços dados e siga os passos:
Balancê: os casais dançam juntos balançando em seus lugares.
Cumprimento: em filas de frente uma da outra, homens e mulheres se aproximam até se encontrarem e se cumprimentam.
Balancê com seus pares: os pares, rodando, dão uma volta, no mesmo lugar.
Viravortê: em círculo, cada cavalheiro passa a dama para o cavalheiro de trás. O mesmo passo é repetido até que todas alcancem seus pares.
Caminho da roça: as damas vão puxando os cavalheiros formando um grande círculo e depois voltando para a formação em fila.
Cestinha de flores: as damas levantam os braços por cima dos ombros e dão as mãos aos seus cavalheiros.
Formam-se duplas ou casais que precisam dançar com uma laranja ou uma bola de tênis na testa, a dupla ou casal que deixar cair a laranja perde.
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…
Escolher os brinquedos educativos certos pode ser uma tarefa complexa para pais que querem promover…