Os primeiros três meses do bebê e da mamãe são meses muito intensos, cheios de desafios, de mudanças, de adaptações…
E para ajudar a passar de uma forma mais tranquila por essa fase, vai algumas dicas que facilitam e ajudam o maternar com mais leveza.
Dicas para os primeiros três meses do bebê
Tenha comidas congeladas
Uma das praticidades que a vida moderna nos permite e que a nossa geração precisa usufruir dos seus benefícios, é a comida congelada, e não estou me referindo aos itens prontos de comida industrializada que compramos no supermercado, mas as comidinhas que preparamos em casa e podemos congelar porções extras para os momentos de caos, para as horas difíceis e os dias corridos.
É realmente reconfortante para uma mãe em um dia exausto, saber que tem alguma comidinha pronta congelada e que não precisará lidar com as horas na cozinha de preparo e limpeza. Então na medida que puder, faça sempre porções à mais de comida na hora que estiver cozinhando, para sempre poder congelar um pouco para essas horas.
Não deixe de pedir ajuda
Não é vergonha nenhuma pedir ajuda, ou admitir que sozinha você não dá conta. É isso mesmo, todas nós precisamos de ajuda, seja para ajudar com a limpeza da casa, com a comida, com os irmãos mais velhos, com nossa saúde mental, e por aí vai, o importante é você fazer uso da sua rede de apoio, ela irá lhe ajudar nos dias difíceis e nos dias bons também, não estamos sozinhas e não precisamos bancar a mulher maravilha, ok?!
Aproveite e confira:
- Cólicas em bebês: saiba como aliviar esse incômodo
- 20 Coisas que toda mãe de primeira viagem precisa saber ( e dicas extras imperdíveis!!)
- Vídeo: dicas de livros para mãe de primeira viagem
Crie um ambiente para a hora do sono
Uma casa agitada, que não para nunca, que não tem rotina, deixa o bebê consequentemente em estado de alerta e o reflexo disso é chorar, ficar inquieto, tirar cochilos rápidos, etc. Portanto principalmente na hora do sono da noite, é importante criar um ambiente na casa que dê ao bebê a noção clara de que a hora de dormir está chegando, que é noite e a casa vai ficando mais silenciosa, mais calma, mais escurinha, ou seja, vá desligado a TV, eletrônicos, cessam as conversas altas, diminui-se a luz na casa e no quarto do bebê, isso irá acalmando ele para a hora do soninho.
Rotina
A rotina salva mães, salva vidas, salva casamentos depois dos filhos. Ter rotina é benéfico para o ser humano, é benéfico principalmente para as crianças pois criar nelas uma sensação de previsibilidade e consequentemente uma sensação de segurança, que faz muito bem para a criança.
Portanto apesar de serem novinhos, vá aos poucos estabelecendo uma rotina, com o bebê, controlando as horas das sonecas, das mamadas, do banho, do sono da noite, etc.
Tenha um bouncer (ou use o bebê conforto como um):
Bouncer são aquelas cadeirinhas confortáveis que parecem uma poltroninha e que tocam música, tremem, embalam, mas na verdade nenhuma dessas opções são obrigatórias, o importante é ter a cadeirinha em si pois ela é segura, confortável e funcional, você pode carregar ela pela casa toda junto com você, por exemplo: você precisa estender uma roupa na lavanderia, você carrega o bebê no bouncer para que ele fique pertinho enquanto você estende a roupa, assim você consegue fazer suas tarefas e o bebê segue observando e tendo a mãe bem pertinho interagindo com ele.
Cólicas
Grande parte dos bebês tem cólicas nos primeiros três meses de vida, elas geralmente surgem após os 15 dias de vida, e diminuem a partir do terceiro mês de vida. A principal causa das cólicas é o próprio amadurecimento do seu sistema digestivo, que não ainda não funciona plenamente. Quando a mãe faz aleitamento materno, a alimentação da mãe também pode influenciar o surgimento das cólicas. O ideal é que se evite nesses primeiros meses alimentos como café, chocolates, refrigerantes, etc.
Para atenuar o desconforto mantenha o abdômen do bebê quentinho e coloque-o de barriga para baixo ou junto ao peito.Você pode utilizar bolsa de sementes para cólicas ou bolsa de água quente para aliviar as dores abdominais.
E principalmente tenha paciência, esse período vai passar, dê muito colo, muito amor e muito carinho.
Sono
Em relação a mãe: durma sempre que possível! A privação do sono nos afeta e muito, rouba nossa qualidade de vida, nossa paz, nossa alegria, nos deixa mais irritadas, mais cansadas, afeta inclusive a amamentação.
Agora falando do bebê, a resposta é: durma também! O sono do bebê precisa de um tempo para amadurecer e é normal que ele acorde após uma ou duas horas no começo. Mais uma vez tenha paciência, que logo as coisas se ajustam, aos poucos vá acostumando o bebê a dormir no seu quartinho, no seu berço, nos primeiros dias pode parecer desafiador mas persevere que isso será bom para você e para seu bebê.
Lembrando que o bebê deve dormir SEM travesseiro, e com o colchão levemente levantando, para evitar que o bebê se engasgue com o refluxo. O bebê deve dormir de barriga para cima, que diminui os riscos de morte súbita.
Nos primeiros meses o bebê pode dormir no seu quarto, mas NUNCA na cama dos pais. Não durma com o bebê na cama, nem amamente ele deitada.