Mães

Maternidade e redes sociais

A maternidade moderna está diretamente relacionada com as redes sociais, hoje em dia as mães estão super antenadas em tudo o que se passa em seu universo. E claro como tudo na vida tem seus benefícios, como a informação ao acesso de apenas um clique também tem os seus malefícios ..e um dos malefícios que ataca quase todas as mães é a comparação excessiva com a vida dos outros. Se olhássemos para a vida dos outros, com o intuito de aprender coisas novas, pegar novas dicas, ver as coisas por outras perspectivas que ainda não tínhamos visto, etc…até aí estaria tudo ok, tudo legal…o problema começa quando nos compararmos com a vida dos outros, e claroooooo que a vida dos outros é sempre melhor que a nossa, não?!Ou pelo menos aparenta…

Essa é a questão APARENTA…aparentamos ser perfeitos nas redes sociais, postamos fotos com nossas melhores poses, e as de nossos filhos também, dificilmente uma mãe posta foto do filho chorando, não é? Ele está sempre sorrindo nas fotos, sempre brincando, um poço de simpatia e educação…kkk…que chegamos muitas vezes a achar que os filhos, a vida, o marido, etc…dos outros é melhor, mais educado, mais alegre, mais simpático, mais feliz, mais, mais, mais que os nossos…ou então nos comparamos com outras mães que fazem mil atividades com os filhos, ou que levam eles na pracinha todos os dias, ou que as crianças já estão andando com 9 meses, etc…simplesmente nos comparamos tanto que no final nos sentimos péssimas mães! Parece que somos devedoras a alguém..já não bastando tudo o que nos cobramos diariamente sem ninguem precisar falar nada, tem o que achamos que somos cobradas pelo o que os outros fazem que nós achamos que deveríamos estar fazendo também….Pára tudo galera!!!!! Isso não vai dar em boa coisa…

A vida não é um morango para ninguém, toda mãe passa por algum perrengue, pode ser que ela não tenha a mesma dificuldade que a sua, mas não significa que ela não tenha nenhuma. A idéia também não é ficar feliz com a desgraça alheia, porque isso também não seria correto…a questão é de sabermos que não existe vida perfeita, existe vida que PARECE perfeita. E também não há nada de errado nas mães que postam fotos dos seus filhos, rindo, felizes, correndo ao vento, elas não querem que os outros achem que suas vidas são perfeitas, só estão capturando o momento! A vida é feita

de momentos…e acho super bacana registramos esses momentos prazerosos, bons, alegres, pois não há nada de errado nisso…o problema geralmente está nos olhos de quem vê! As vezes estamos tão tristes com nós mesmos que acabamos vendo além do que os olhos podem ver…talvez estejamos enxergando críticas subjetivas aonde não existe nada…digamos em outras palavras que seria fruto da nossa imaginação…e mães tem uma imaginação muito fértil,..kkkk…..vamos tentar imaginar o lado bom das coisas e não o ruim. Vamos pensar o bem das pessoas e não o mal, vamos olhar para elas e em vez de comparações, quem sabe possamos aprender lições novas para nossas vidas e famílias. É tudo uma questão de perspectiva… mudamos o ângulo de visão e as coisas podem ser vistas de formas diferentes…e o diferente também é bom!

Se uma mãe posta foto amamentando o bebê, e eu não pude amamentar já me sinto criticada, condenada, insultada, e já me cobro pelo que não consegui fazer, e automaticamente já me sinto uma péssima mãe…ou se uma mãezinha posta uma foto dando mamadeira para o seu bebê, ela é apedrejada com mil sermões sobre a amamentação e ninguém sabe os dias difíceis que ela teve que passar pelas dificuldades de amamentar por exemplo. E assim se criam as muitas enxurradas de discussões nas redes sociais, que na sua maioria não levam a nada positivo! Se olharmos bem a situação a mãe só postou uma foto do seu momento prazeroso e feliz, ela não quis criticar, insultar, machucar, desvalorizar ou qualquer outro “ar” por aí…ela só mostrou o seu momento…por isso temos que mudar a forma como vemos as coisas, temos que nos apoiar mais em vez de tentarmos nos degladiar em meio a tantas opiniões diferentes…só porque eu fiz assim ou “assado” não significa que é a única forma daquilo ser feito, portanto não há motivos para uma guerra! Redes sociais são ferramentas positivas de idéias, dicas, inspirações…que possamos ver o lado bom e positivo das coisas, das outras mães, das outras pessoas…para que juntas possamos acrescentar umas na vida das outras, e juntas vencermos os muitos desafios da maternidade!

“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” Mateus 6:22-23

 

 

Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Casada, mãe de quatro (2 meninas e 2 meninos) e Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI.

Compartilhar
Publicado por
Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Conteúdo Recente

Fichas de Leitura para jovens leitores – download grátis

Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…

% dias atrás

Como Ensinar o Dia de Ação de Graças para Crianças de Forma Divertida e Educativa

O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…

% dias atrás

Livros para meninas adolescentes: Corajosas 1 e 2 e Journal da Garota Corajosa

Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…

% dias atrás

Melhores Livros Infantis para Crianças de 2 Anos: Descubra Obras Que Encantam e Educam

A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…

% dias atrás

Jogos educativos e brincadeiras para desenvolver a linguagem: Como Incentivar o aprendizado através da diversão

A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…

% dias atrás

Planner Semanal: Dicas Práticas e 4 Modelos para Baixar

Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…

% dias atrás