Tem dúvidas sobre micose em crianças? Principalmente neste verão, todo cuidado é pouco. É parquinho, praia, caixa de areia no espaço infantil de restaurantes. Os focos do problema são muitos! Continue acompanhando.
Muitas vezes, o que parece ser uma atividade inofensiva não é. A diversão das crianças – não tem jeito – envolve se sujar, muitas vezes, e ter contato direto com o ambiente. Elas não têm filtros. A preocupação mesmo fica para os pais. E, para a sua tranquilidade, fomos em busca de dicas sobre a micose. É o que você lê com a gente agora.
Para combater e evitar, primeiro precisamos saber do que se tratam as benditas micoses. Com o que estamos lidando? As micoses são infecções da pele causadas por fungos, também chamadas de “tineas”.
Você, ainda, deve conhecer alguns tipos de micose como “frieira”, “unheiro” e “sapinho”. Pois é. Qual criança nunca teve uma dessas experiências, pelo menos, não é?
As micoses podem conferir muito desconforto para as crianças. A descamação, pele esbranquiçada ou fissuras, falhas no couro cabeludo podem vir acompanhadas de coceira intensa. No caso da micose nas unhas, a unha fica deformada.
Para tratar corretamente, é preciso que o médico examine o pacientinho. Ele fará isso observando, em um primeiro momento, a aparência da pele, couro cabeludo ou unhas da criança.
A partir daí, o profissional coleta uma amostra dela e analisa sob o microscópio ou, ainda, ilumina a área afetada com uma lâmpada de Wood. Esta última é eficiente pelo fato de que o fungo se torna fluorescente sob a iluminação azul em um quarto totalmente escuro.
Para cada caso e área afetada, um tratamento é indicado. A micose de pele é a mais fácil e rápida de ser resolvida. A tinea nas unhas, por exemplo, pode levar bastante tempo até sua cura.
É fundamental buscar ajuda médica para o tratamento de micose das crianças. Para a eficácia e segurança do seu filho, o pediatra deve vê-lo e fazer o encaminhamento para o médico dermatologista, que é quem deve definir a medida a ser tomada.
Agora vem a questão que não quer calar: como evitar a micose? Adote algumas medidas de segurança para afastar o risco de micose nas crianças:
Não deixe as crianças tocarem a pele de pessoas infectadas.
Cães e gatos podem representar um grande risco se estiverem com alterações na pele. Certifique-se de que os animais estejam saudáveis. Procure descamações ou falhas no pelo.
Os calçados fechados seguram a umidade e provocam o ambiente mais propicio para os fungos e bactérias: aquele que não tem ventilação.
O fato de andar por muito tempo em um piso úmido, como terra molhada após uma chuva, pode representar risco de as crianças contraírem micoses.
Essas foram algumas informações sobre micose em crianças. Esperamos ter ajudado. Temos ainda outro artigo que pode te interessar, sobre cuidados com bebês no verão. Leia aqui!
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…