Primeiro nos preocupamos com o quarto do bebê e logo depois conforme eles vão crescendo nos preocupamos em como deixar o quarto e o restante da casa mais acessível para a necessidades de nossos pequenos curiosos desbravadores do mundo. Gosto muito do método montessori e separei algumas dicas que podem ajudar você.
Os produtos utilizados nesse post são da loja Tadah! Design onde você encontra móveis e decorações com preços acessíveis para decorar qualquer espaço que você desejar. E todos os produtos são de fabricação nacional!
Esse é um móvel que pode ficar no quarto ou na sala, como você preferir, mas é importante que a criança tenha uma mesa e uma cadeira para o seu tamanho. Onde ela possa ter autonomia para sentar e levantar sem precisar de ajuda, possa fazer seus lanches e suas atividades com liberdade.
Outro item mega importante é uma estante baixa, onde os brinquedos fiquem a mostra, disponíveis para a criança escolher com o que quer brincar e que depois seja fácil dela guardar o brinquedo novamente. Você pode fazer um rodízio de brinquedos, deixar apenas alguns brinquedos disponíveis, deixar os preferidos e ir trocando os outros de tempos em tempos (tipo de 15 em 15 dias) ou quando perceber que a criança enjoou de determinado brinquedo.
Pintar e desenhar é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Além de trazer todos os benefícios de uma atividade que trabalha com a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, a pintura é uma atividade social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico e permite uma melhor autoestima. Então olha que ótimo esse suporte para desenhos.
Eu adoro usar caixotes
para as coisas das crianças. Uma ideia é usar o caixote com alguns livros, minhas filhas tem uma estante cheia de livros infantis por isso eu separo alguns e deixo no caixote na sala ou no quarto, deixo livros para 1 semana, lemos todos depois troco os livros, percebi que poucos livros nos caixotes despertam mais interesse nas meninas do que procurar os livros em uma estante cheia. Outra forma de usar os caixotes é para colocar pelúcias ou bonecas (coisas que ocupam bastante espaço né? Outra dica que gosto bastante é usar ele como o “caixote de histórias”, você escolhe um livro e pega (ou faz) coisas referentes aquela história, por exemplo, temos um livro sobre o “o almoço do coelhinho” separei um coelho de pelúcia e itens (de verdade) que o coelho da história gosta de comer (cenoura, aipo e batata).É muito bom você incentivar a autonomia das crianças, por isso arrumar a casa para que a criança tenha liberdade de fazer algumas coisas sem ajuda é muito bom para ela. Um banco (esse modelo da foto é retrátil) para que a criança posso escovar os dentes na pia do banheiro, ajudar no preparo de refeições e mais. Atividades que com certeza as crianças adoram fazer.
Que tal incentivar ainda mais a independência do seu pequeno com um closet/ armário para o seu tamanho. Onde você deixe apenas algumas peças de roupas (já selecionadas por você) e poucos calçados para que seu filho possa fazer suas próprias escolhas na hora de vestir.
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…